Notícias

Quinze memórias dos 1500: relembre momentos marcantes do Flamengo no Brasileirão

Rubro-Negro faz história ao se tornar o primeiro clube a chegar à marca de 1500 partidas jogadas no campeonato

Por - em

Uma história longa, vitoriosa e repleta de momentos inesquecíveis. O Flamengo chega a seu 1500º jogo pelo Campeonato Brasileiro da Era Moderna (desde 1971) reforçando sua vocação para o pioneirismo. As oito taças conquistadas resumem uma trajetória que balança o coração de milhões mundo afora.


São muitas as partidas que estão inscritas na história - seja por alguma atuação mágica, por uma goleada impiedosa, por um golaço fantástico ou pela emoção das arquibancadas. Para comemorar a 1500ª vez que o Mais Querido entra em campo pelo Brasileirão, relembre 15 jogos eternos:


  1. Jogo #2 - Bahia 1 x 1 Flamengo - 11/08/1971 - Fonte Nova

Era o início da unificação do Campeonato Brasileiro. Depois de uma derrota na estreia, o Mengão foi a Salvador para encarar o Bahia. As pessoas que foram à Fonte Nova naquela tarde de agosto não tinham ideia da importância do que estavam presenciando. Apesar do empate, a partida ficou marcada como pontapé inicial de uma das partes mais lindas da história rubro-negra: o primeiro gol do Flamengo no Brasileirão foi também o primeiro gol de Zico na competição. 


  1. Jogo #225 - Flamengo 3 x 2 Atlético-MG - 01/06/1980 - Maracanã

A primeira conquista veio para iniciar uma dinastia. A geração rubro-negra dos anos 80 entrou pra história do futebol brasileiro. Em junho de 1980, Nunes e Zico balançaram as redes de João Leite diante de mais de 150 mil torcedores no Maracanã. O Flamengo entrou em campo com Raul; Toninho, Manguito, Marinho e Júnior; Andrade, Paulo César Carpegiani (Adílio) e Zico; Tita, Nunes e Júlio César. Cláudio Coutinho era o comandante desta verdadeira seleção, que seria a espinha dorsal dos grandes títulos da década de 80.


  1. Jogo # 231 - Flamengo 8 x 0 Fortaleza - 05/02/1981 - Maracanã

O ano mágico começou de forma avassaladora. Em fevereiro, no Maracanã, o Flamengo aplicou a maior goleada da sua trajetória no Brasileirão. O Fortaleza não foi páreo e entrou na roda. Vitor fez um gol, Peu aplicou uma dobradinha e Nunes estava impossível: balançou as redes cinco vezes. 


  1. Jogo #245 - Flamengo 3 x 2 São Paulo - 20/01/1982 - Maracanã

Um confronto entre dois elencos históricos! Em 1982, o Brasil jogou a Copa do Mundo com um dos times mais louvados da história do futebol. Alguns meses antes, em janeiro, o Maracanã recebeu grande parte daquele elenco, mas vestindo outras camisas. Flamengo e São Paulo eram casas de craques - e o jogo não deixou a desejar. O Tricolor paulista chegou a abrir 2 a 0 no placar, com dois gols de Serginho no primeiro tempo. Mas o Rubro-Negro cresceu no talento de Zico. O Galinho abriu o placar, Andrade empatou. O Camisa 10 da Gávea confirmou a virada aos 36 do segundo tempo. A arquibancada do Templo do Futebol veio abaixo, ao som do clássico samba “Bum Bum Paticumbum Prugurundum”, que trouxe o título do carnaval carioca para o Império Serrano naquele ano. O fim da história rubro-negra neste ano não seria muito diferente…


  1. Jogo #267 - Grêmio 0 x 1 Flamengo - 25/04/1982 - Olímpico

Depois de conquistar Brasil, América do Sul e o mundo, o que viria em seguida? Acomodação? Nada disso. Esta palavra é inexistente no vocabulário rubro-negro. A constelação de craques do Flamengo jogava cada vez melhor e queria levantar cada vez mais taças. Em 1981, o único título que escapou foi o Brasileirão - que veio em 1982. O adversário da final foi o Grêmio, transformando a decisão em um confronto direto entre os dois últimos campeões. Depois de empates no Maracanã e no Olímpico, um tira-teima foi definido para o dia 25 de abril. Nunes, o João Danado, venceu o zagueiro De León e o goleiro Leão para marcar o único gol da tarde. Mengão bicampeão nacional em terras gaúchas.


  1. Jogo #293 - Flamengo 3 x 0 Santos - 29/05/1983 - Maracanã

O terceiro título veio com três gols. Depois de sair atrás no jogo de ida, o Flamengo teve aquela que foi, talvez, a mais espetacular atuação em uma decisão de Campeonato Brasileiro. Zico abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo e os 155 mil torcedores já sabiam o que viria em seguida. Leandro aumentou ainda no primeiro tempo e Adílio selou o atropelo com um golaço, comemorado com homenagem ao nosso maior patrimônio: a Nação Rubro-Negra.


  1. Jogo # 329 - Flamengo 6 x 1 Botafogo - 24/03/1985 - Maracanã

    O “jogo da vingança” já tinha acontecido. Mas quando o chocolate é bom, não custa nada repetir. O Flamengo voltou a aplicar seis gols sobre o rival em 1985. Ídolo dos dois lados da disputa, Zagallo mostrou que o coração bate em vermelho e preto. O Botafogo até saiu na frente no placar, marcando com três minutos de jogo. O Mengão empatou aos 10 minutos, com Adalberto, e foi pro intervalo com vantagem após gol de Hêider. Mas o 2 a 1 no placar não dava sinal do que aconteceria na segunda etapa: Adílio, Chiquinho, Adalberto e Gilmar Popoca foram à rede adversária e selaram a goleada histórica.


  1. Jogo #388 - Flamengo 1 x 0 Internacional - 13/12/1987 - Maracanã

O Tetra viria como passagem de bastão para muitos craques. A geração da primeira metade dos anos 80 dava espaço para uma nova fase de talento no Mengão. Leandro, Andrade e Zico representavam os campeões mundiais em um elenco que tinha nomes como Leonardo, Ailton e Zinho. Bebeto havia marcado o único gol rubro-negro no jogo de ida da decisão, no Beira-Rio, quando os times empataram. No Maracanã, o jovem baiano voltou a ser decisivo, garantiu o 1 a 0 e a quarta taça rubro-negra.


  1. Jogo #496 - Flamengo 2 x 2 Botafogo - 19/07/1992 - Maracanã

Sob a liderança do Vovô Garoto, o Mengão foi pentacampeão brasileiro com vitória em clássico estadual. Depois de anos na Itália, Júnior voltou a vestir o Manto Sagrado para atender a pedidos do seu filho - e da Maior Torcida do Mundo. Com 38 anos, o craque comandou um elenco de jovens e chegou a fazer um golaço no primeiro jogo da decisão. Com 3 a 0 no jogo de ida, o Mais Querido já tinha boa vantagem. O empate na volta, diante de mais de 120 mil torcedores, confirmou que a taça, mais uma vez, ficaria na Gávea. Era a segunda conquista nacional de Carlinhos, nosso eterno Violino, como treinador rubro-negro


  1. Jogo #636 - Flamengo 4 x 1 Corinthians - 10/10/1998 - Maracanã

Goleada sobre o futuro campeão! O Mengão, comandado pelo ídolo Evaristo de Macedo, teve atuação espetacular. Marcos Assunção fez um golaço de falta para abrir o placar. Beto anotou o segundo em lance de classe e frieza. Na volta do intervalo, o Mais Querido continuou jogando por música e Jorginho aumentou. A defesa corinthiana, atordoada, deu espaço para mais um - chance que Iranildo fez questão de aproveitar. O futuro campeão daquele ano conseguiu diminuir, mas a arquibancada do Maracanã tremeu com a Nação cantando “Ah! Eu tô maluco!” - um clássico dos anos 90.


  1.  Jogo #938 - Flamengo 1 x 0 São Paulo - 04/10/2007 - Maracanã

A cereja do bolo de uma arrancada inesquecível! Papai Joel chegou e emplacou uma sequência de resultados que levou o Flamengo da parte de baixo da tabela para a zona de classificação para a Libertadores. O São Paulo vivia fase dominante, com conquistas nacionais e internacionais. Mas, no Maracanã, o Flamengo joga com milhares. A Nação Rubro-Negra, batendo recordes de público em sequência, fez o Templo do Futebol tremer com uma trilha sonora que se tornou clássica: o Tema da Vitória Rubro-Negro. Com raça, amor e paixão, o Mengão se tornou uma força da natureza e não tomou conhecimento do adversário. Mais de 68 mil vozes gritaram em êxtase quando Ibson, cria da Gávea, fez o gol do jogo.


  1. Jogo #1024 -  Flamengo 2 x 1 Grêmio - 6/12/2009 - Maracanã

    Dezessete anos depois, fomos felizes. Uma trajetória improvável, com heróis inesperados. Adriano voltou da Europa em busca de reencontrar as raízes. Petkovic não sentiu os 37 anos de idade. E o Flamengo ignorou os números que diziam ser minúscula a chance de título. Naquele 6 de dezembro, o Brasil voltou a ser vermelho e preto. O adversário até abriu o placar, mas a superação que tanto marcou a campanha voltou a aparecer. David Braz igualou e, já na segunda etapa, a consagração de Ronaldo Angelim. O Magro de Aço se tornou um gigante, foi nas alturas e trouxe o Hexa na Raça. 


  1. Jogo #1074 -  Santos 4 x 5 Flamengo - 27/07/2011 - Vila Belmiro

Duas das camisas mais pesadas da história do futebol mundial. Dois craques internacionais, representando o passado e o futuro. Dois técnicos experientes e vitoriosos. Um estádio que respira tradição, viradas, pênaltis, um gol de Puskas e as redes balançando nove vezes. O Jogo do Século! Ronaldinho e Neymar frente a frente, em noite inspirada de ambos. O Santos chegou a abrir 3 a 0, mas o Flamengo não é para quem desiste. O Manto Sagrado pesou e o empate veio ainda na primeira etapa. O Peixe chegou a marcar o quarto gol, com cinco minutos do segundo tempo - e poderia ter aumentado, não fosse uma cobrança de pênalti desperdiçada por Elano. E aí, Ronaldinho decidiu de vez: depois de empatar novamente, o craque selou a virada com uma cobrança de falta inacreditável, por baixo da barreira, surpreendendo a barreira, o goleiro e a todos que assistiam. 


  1.  Jogo #1383 - Flamengo 3 x 0 Palmeiras - 01/09/2019 - Maracanã

O Mais Querido já vivia fase espetacular. Jogando um futebol ofensivo, fluido e seguro, via o comando do Mister Jorge Jesus potencializar os talentos de Gabigol, Arrascaeta, Bruno Henrique, Gerson e mais. O elenco já havia garantido o retorno às semifinais da Libertadores após 37 anos, mas, mesmo assim, muitos ainda não estavam convencidos. O Rubro-Negro tratou de acabar com qualquer dúvida em uma tarde histórica no Maracanã. Mostrou o quanto estava à frente da concorrência ao vencer com autoridade aquele que era apontado como principal rival pelo título. Com dois de Gabriel e um de Arrasca, o resultado foi construído com facilidade e gritos de “Olé!” tomaram conta do Maraca. Dali em diante, o Mengão disparou rumo ao tão sonhado Hepta.


  1. Jogo #1441 - Flamengo 2 x 1 Internacional - 21/02/2021

O Octa não veio com facilidade. Com um campeonato transformado por causa da pandemia de COVID-19, a temporada 2020 aconteceu com arquibancadas vazias e só acabou em 2021.Como aconteceu em 2009, o Flamengo disparou no campeonato quando todos já não davam mais atenção às chances rubro-negras de título. Na penúltima rodada do certame, o Maracanã foi palco para um embate entre os dois primeiros colocados. Separados por apenas um ponto, Flamengo e Internacional faziam uma final extra-oficial. Os Colorados saíram na frente, mas o Rubro-Negro tem vocação para superação. De Arrascaeta empatou antes do intervalo e, com 18 minutos do segundo tempo, acertou linda assistência para Gabigol. O camisa nove mais uma vez decidiu. Assumindo a liderança pela primeira vez faltando apenas uma ronda para o final da disputa, o Rubro-Negro cresceu na hora certa e garantiu a oitava taça.




Leia Mais:

As centenas: relembre marcas do Fla na caminhada até o 1500

Do Maraca, do Brasil: o raio-x dos 1500 jogos do Flamengo no Brasileirão