Notícias

As centenas: relembre marcas do Fla na caminhada até o 1500

Mais Querido chega a recorde no Campeonato Brasileiro contra o Atlético-GO neste sábado (30)

Por - em

Quando entrar em campo contra o Atlético-GO, no próximo sábado (30), o Flamengo mais uma vez vai fazer história. O Rubro-Negro vai se tornar o primeiro clube a atingir a marca de 1500 jogos disputados no Campeonato Brasileiro na Era Moderna (desde 1971).


Único clube campeão ao menos uma vez em cada década de disputa, o Mais Querido é também quem mais disputou partidas pelo certame. Relembre abaixo outros jogos marcados por números centenários:


Jogo #200: Flamengo 4 x 0 Bahia - 28/11/1979 - Maracanã

Encerrando a segunda fase do Brasileirão de 1979, o Mais Querido recebeu o Bahia no Maraca. Cláudio Coutinho comandava o time, que deu show: Cláudio Adão fez barba, cabelo e bigode e um gol contra de Jorge Luís completou o placar. O onze inicial já era um esqueleto do time que conquistaria tudo nos anos seguintes: Andrade, Leandro, Júnior, Tita, Adílio e Zico estavam em campo. O Mengão tinha ainda Cantareli, Dequinha, Carpegiani, Reinaldo e Cláudio Adão em campo.


Jogo #300: Flamengo 3 x 0 Brasília - 25/02/1984 - Maracanã

Três gols no jogo 300! Já tricampeão brasileiro, o Mengão se firmou como time a ser batido no cenário nacional. Em fevereiro de 1984, poucos meses depois do Tri, o adversário foi o Brasília. O Rubro-Negro não tomou conhecimento e fez 3 a 0. O técnico Cláudio Garcia escalou o Fla com Fillol, Heitor, Marinho, Guto, Júnior, Andrade, Adílio (Lico), Tita, Lúcio (Toninho Cajurú), Nunes e João Paulo. A rede adversária foi balançada pelo João Danado (2 vezes) e pelo eterno Camisa Oito da Gávea.


Jogo #500: Flamengo 2 x 0 São Paulo - 22/09/1993 - Maracanã

Um confronto de gigantes para marcar o quingentésimo jogo. Flamengo e São Paulo entraram no campo do Maracanã como detentores dos títulos do Brasileirão, da Libertadores e do Mundial do ano anterior. O Rubro-Negro, pentacampeão nacional em 1992, levou a melhor. O ídolo Júnior estava no comando técnico. Casagrande abriu o placar, Edu Lima completou. Os comandados de Telê Santana não conseguiram sequer ensaiar reação.


Jogo #700: Guarani 1 x 3 Flamengo - 23/09/2001 - Brinco de Ouro

Uma vitória com gols marcantes. Em Campinas, o Mengão abriu o placar com Alessandro. Petkovic construiu a jogada, Edilson fez corta-luz e o lateral bateu cruzado. O Guarani empatou, mas Reinaldo, o Rei, colocou o Mais Querido na frente de novo em chute de fora da área. O placar seria fechado pelo sérvio mais querido do Brasil: Júlio César repôs a bola com capricho, Reinaldo puxou o contra-ataque em velocidade e Petkovic guardou o terceiro.


Jogo #1000: Santos 1 x 2 - 26/07/2009 - Vila Belmiro

Tarde de tabu quebrado e muita emoção na baixada santista! Comandado por Andrade, o Mais Querido derrubou um tabu de 33 anos sem vitórias na Vila Belmiro. O Peixe saiu na frente e Adriano empatou. Já no fim da partida, um gol contra garantiu o resultado para o Mengão. Após o apito final, o comandante rubro-negro se emocionou e foi às lágrimas pela morte do ex-goleiro Zé Carlos, que tinha acontecido dois dias antes. Este jogo foi importantíssimo para a arrancada rubro-negra rumo ao hexacampeonato.


Jogo #1300: Bahia 0 x 1 Flamengo - 25/06/2017 - Fonte Nova

Na estreia de Everton Ribeiro pelo Flamengo, um jogo rico em acontecimentos. Foi uma partida bem aberta, com lances de perigo nos dois extremos do campo. O Bahia ficou com um a menos quando Lucas Fonseca simulou ter sofrido agressão de Guerrero. O gol ficou por conta de Berrío. O colombiano aproveitou assistência de ER7 e guardou um chutaço. 


Jogo #1400: Grêmio 0 x 1 Flamengo - 17/11/2019 - Arena do Grêmio

Antes de viajar para conquistar o bi continental, o Flamengo encaminhou o hepta nacional. Porto Alegre foi a última parada do elenco rubro-negro antes da disputa da final da Libertadores em 2019. E o Mais Querido se despediu do Brasil com um resultado positivo. O Rubro-Negro vinha de retrospecto espetacular contra o Tricolor Gaúcho, tendo goleado o adversário por 5 a 0 na semifinal da competição continental poucas semanas antes. Na Arena do Grêmio, Gabigol balançou a rede e o Flamengo chegou a 81 pontos. Seria a última partida do clube como hexacampeão nacional: uma semana depois, Grêmio e Palmeiras empataram e confirmaram o título rubro-negro.


Jogo #1500: Flamengo x Atlético-GO - 30/07/2022 - Maracanã

História será escrita mais uma vez: o Flamengo vai se tornar o primeiro clube a disputar 1500 jogos pelo Campeonato Brasileiro da Era Moderna (desde 1971).



Leia Mais:

Do Maraca, do Brasil: o raio-x dos 1500 jogos do Flamengo no Brasileirão

Quinze memórias dos 1500: relembre momentos marcantes do Flamengo no Brasileirão