Libras

Notícias

Cosimo Cappagli chega ao Flamengo querendo conquistar o máximo de títulos possíveis

Analista de desempenho italiano faz parte da comissão técnica de Paulo Sousa desde 2015

Por - em
Foto: Alexandre Vidal / CRF

Com a chegada do Mister Paulo Sousa ao Flamengo, a comissão técnica ganhou novos membros. Um deles é o italiano Cosimo Cappagli, que exerce a função de analista de desempenho. Em entrevista à FlaTV, ele contou um pouco sobre a sua trajetória no futebol.

“Comecei a trabalhar no futebol em 2010, na Fiorentina, equipe da minha cidade. Em 2015, comecei a trabalhar mais perto da equipe técnica e adquiri muita experiência na China, depois em Florença, na Itália, no Bordeaux, na França, e por último na seleção polonesa”. 

“Minha função mistura a parte de futebol, mas também a parte de vídeo. Eu gosto muito das novas tecnologias e aproveito disso para melhorar o trabalho da nossa equipe. É um trabalho que requer muita paciência, e acho que essa é uma característica que eu tenho”. 

“Eu conheci o Mister na Fiorentina em 2015. No começo, eu não trabalhava com a primeira equipe, e sim com vídeo. Mas fora da parte esportiva ele precisava de outra pessoa para ajudar o seu assistente, o Manuel Cordeiro. Então comecei a ajudar com toda a parte de vídeo-análise. Foi incrível, porque pela primeira vez tive a possibilidade de ficar perto da primeira equipe, de um staff técnico de alto nível. Por isso sempre agradeço a ele por essa oportunidade, e ao final, me deixar realizar o maior sonho da minha vida”. 

“Flamengo é um clube top do mundo. O departamento de análise e desempenho, onde eu trabalho mais perto, mostra toda essa grandeza, em termos de estrutura, mas também de recursos humanos. O principal desafio é o de sempre melhorar o que estava sendo feito antes e, sobretudo, o mais importante é traçar objetivos de ganhar sempre e poder conquistar o maior número de títulos possíveis”.  

Confira abaixo a entrevista completa de Cosimo Cappagli: