Notícias

Gol Zagallo: Flamengo é o primeiro clube do mundo a atingir 13 mil gols em sua história

Oito anos depois do 12.000º, Pedro anota marca histórica batizada pelo Mais Querido em homenagem a ídolo rubro-negro que nos deixou no início do ano

Por - em
Desde a fundação, a vocação do Flamengo é para a tradição e o pioneirismo. Neste sábado, na partida contra o Nova Iguaçu, o Rubro-Negro mais uma vez marcou seu nome na história do esporte mundial. Quando Pedro balançou as redes, aos 8 minutos do segundo tempo, o Mais Querido chegou à marca de 13 mil gols anotados - o primeiro clube do mundo a chegar neste número. Foi com emoção, já que Pedro já havia anotado outro gol, anulado pela arbitragem.



Em homenagem a um dos maiores nomes do futebol, a marca foi batizada de “Gol Zagallo”, personagem histórico e pioneiro, como o gol - e grande fã do número 13.



O momento vai ser celebrado com patch especial, que será usado apenas por Pedro, autor do gol. O Velho Lobo também será homenageado com conteúdo especial nas redes sociais e no site do clube. A bola do gol e a chuteira do autor serão expostas no Museu Flamengo - clique aqui e conheça os horários de visitação.



O Mais Querido foi o segundo clube do mundo a chegar a 12 mil gols marcados em sua trajetória, em agosto de 2016, quando Leandro Damião escreveu seu nome na história rubro-negra. Na ocasião, o atacante abriu o placar contra o Grêmio, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Apenas o Santos tinha chegado à marca até então, mas o Mais Querido ultrapassou o time alvinegro do litoral paulista.




Zagallo

Considerado um dos maiores nomes da história do futebol mundial, Zagallo foi escolhido como homenageado neste momento histórico por dois motivos. O Velho Lobo tinha grande e notória afeição pelo número 13, fazendo alusões ao mesmo durante toda a vida. Além disso, o craque é considerado ao mesmo tempo revolucionário e histórico, assim como a marca atingida pelo Rubro-Negro.



Zagallo é um ícone do Flamengo. Com o Manto Sagrado, disputou 217 jogos e marcou 30 gols. Foi peça fundamental do timaço que conquistou o tricampeonato carioca de 1953/54/55 ao lado de nomes como Evaristo de Macedo, Rubens, Dequinha, Pavão e Joel. O Velho Lobo marcaria nossa história também como técnico. Comandou o Mais Querido em 283 jogos, com 137 vitórias e 66 empates. Na casamata, levou o Mengão às conquistas do Torneio do Povo em 1972, da Copa dos Campeões em 2001 e dos Campeonatos Cariocas nos mesmos anos. Ele era atleta rubro-negro quando foi convocado para a Copa do Mundo de 1958, quando a Seleção Brasileira conquistou seu primeiro título.



Critérios

Para a contagem dos gols, os departamentos de Comunicação e Patrimônio Histórico do clube utilizaram as regras descritas abaixo. O trabalho encontra amparo no departamento de Patrimônio Histórico do clube e em estudos especializados no assunto, caso do acervo FlaEstatística.



JOGOS OFICIAIS: Consideramos na estatística oficial de jogos aqueles em que o time do Flamengo entrou em campo obedecendo aos critérios da FIFA. Mesmo quando há uma das restrições citadas abaixo, consideramos como jogo oficial do clube. 



1ª Restrição: Jogos disputados em torneios que tinham jogos com duração menor que 90 minutos. Como exemplo, temos o Torneio Início e alguns torneios disputados na Europa e América do Sul. Mesmo não seguindo as determinações oficiais da FIFA, consideramos estes jogos oficiais, já que faziam parte de torneios realizados por Federações/Confederações/Entidades locais oficiais e, quando o Flamengo se sagrava campeão, o título era considerado na lista oficial de títulos do clube.



2ª Restrição: Jogos que tiveram resultado W.O., pois faziam parte de campeonatos oficiais organizados por Federações/Confederações/Entidades locais oficiais, tanto que os pontos desses jogos eram considerados na tabela. Apenas não são considerados os placares que eram dados em favor dos times que venciam. Por exemplo: alguns regulamentos consideravam o vencedor por W.O. como vencedor pelo placar simbólico de 2 a 0. Exemplo: Taça Libertadores da América de 2002 - Flamengo x Olímpia (Paraguai). Sendo assim, estes "gols simbólicos" não estão incluídos nos gols pró e contra das respectivas tabelas de estatística. Estão apenas incluídos o jogo, a vitória ou a derrota. 



3ª Restrição: Não são considerados na contagem dos gols marcados e sofridos aqueles marcados em decisões por pênaltis, somente aqueles marcados durante a realização do jogo (incluindo tempo normal + prorrogação).



4ª Restrição: Nos jogos que tiveram prorrogação, consideramos o resultado final como o oficial. Como exemplo, temos um jogo entre Flamengo e América, em 1994, pela Copa Rio do "Caixa D'Água", quando o Flamengo venceu por 3 a 2 no tempo regulamentar, mas foi derrotado por 1 a 0 na prorrogação. Foi considerado então o resultado de 3 a 3, entrando na estatística como empate. Outro exemplo ocorreu na decisão do Torneio Colombino, na Espanha, quando o Flamengo empatou por 0 a 0 nos 90 minutos e venceu por 1 a 0 na prorrogação. Na estatística, foi considerada a vitória do Flamengo por 1 a 0.



5ª Restrição: Na estatística oficial geral e no Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de 1998, temos uma diferença de um jogo a mais que o somatório do número de vitórias, empates e derrotas. Isto ocorreu devido ao inédito W.O. duplo que houve em um Fla-Flu em 1998, se tornando assim impossível computar a vitória para qualquer um dos dois clubes. Porém, como consideramos o fato de o jogo fazer parte do Campeonato Estadual e entrar no número total de jogos, consideramos este jogo na estatística. 



6ª Restrição: Nos torneios e jogos organizados por Federações/Confederações/Entidades locais oficiais onde o Flamengo deveria se apresentar com seu time titular porém, devido a coincidência de datas, teve que se fazer representar por um time misto de reservas e jogadores de categorias de base ou até, em alguns casos, jogadores emprestados temporariamente por outros clubes exclusivamente para aquele jogo/torneio. Também consideramos oficiais devido a competição ser oficial, não implicando o fato de o time ser o principal ou não. Como exemplo, citamos: Torneio Municipal de 1951, Copa Rio de Janeiro disputada na década de 1990, Torneios Extra do Rio de Janeiro 1938 - 1941 - 1952 - 1958, Campeonato Estadual 2002 - 1ª Fase e alguns jogos amistosos.