Notícias

Zico elogia Andrade e ainda festeja o hexacampeonato

Maior ídolo da história do Flamengo foi quem deu primeira oportunidade ao ex-companheiro como técnico

Por - em

Sempre que Arthur Antunes Coimbra concede uma coletiva de imprensa, não há como não tocar no assunto Flamengo. Na noite da última quarta-feira não foi diferente. O Galinho falou com os jornalistas na sede de seu clube, o CFZ, na Barra da Tijuca, para promover o tradicional "Jogo das Estrelas", que acontece no próximo domingo, dia 27, no Maracanã. No entanto, o maior ídolo da história do Rubro-Negro não poderia deixar de falar sobre o hexacampeonato, as eleições e o sucesso do ex-companheiro Andrade como treinador.

\

Aliás, foi falando do "Tromba" que Zico mais se emocionou. Afinal, foi graças ao Galo que Andrade começou sua carreira de treinador. Ao lado de Adílio, ele foi um dos primeiros professores do Centro de Futebol Zico, ainda no final dos anos 90. Depois disso, no início dos anos 2000, o comandante do hexa foi para a Gávea, ainda como assistente. Lá, foi coadjuvante de onze treinadores, até receber sua grande oportunidade e levar o time ao título brasileiro de 2009.

\

"Foi diferente porque abri as portas para ele (Andrade) aqui. Quando fundei o centro de futebol, ele foi um dos primeiros professores. Ele e o Adílio. E quando criei o CFZ, o Andrade foi o primeiro técnico que convidei para assumir o time na nossa primeira categoria, o juvenil. O Andrade passou aqui pelo juvenil, pelos juniores e pelo profissional. O Andrade foi quem esteve na bica para subir com o CFZ para a primeira divisão do Campeonato Carioca e não conseguimos porque perdemos para a Portuguesa no último jogo. Depois ele foi para o Flamengo e dei a maior força. A minha felicidade é essa. Quando você abre as portas, e as pessoas querem seguir o caminho é muito bacana. Fiquei muito emocionado com o título e com o Andrade", disse Zico.

\

Apesar do sucesso do ex-companheiro, o maior ídolo da história do Flamengo afirma que não tem pretensão de ocupar o cargo de Andrade, nem de qualquer outro treinador de clubes brasileiros. Pelo menos, por enquanto.

\

"Não penso em trabalhar no Brasil como técnico. Quero continuar lá na Europa. Mas lá devem chamar também de burro. Mas eu não entendo o que eles falam nas arquibancadas (risos)", brincou o Galinho, que bem humorado, deu a sua opinião sobre a polêmica do hexacampeonato respondendo ao presidente do Sport Recife, que chegou a afirmar que processaria os veículos de imprensa que tratassem o Flamengo como hexacampeão nacional.

\

"O Flamengo é hexacampeão, com todas as letras. Sou mais um que ele vai processar (risos). Quem levou porrada em campo fui eu, quem correu fui eu, quem lutou e venceu fui eu, quem no dia seguinte da partida contra o Internacional estava em uma mesa de operação fui eu. Esse título ele não me tira. Engraçado que o presidente da CBF falou para a Patrícia Amorim após ela vencer a eleição que esperava que ela conquistasse o hepta", ironizou.

\

Sobre a eleição para outro cargo para o qual seu nome sempre é muito especulado, o da presidência do Clube de Regatas do Flamengo, Zico garantiu estar torcendo para que a presidenta eleita, Patrícia Amorim, realize um ótimo trabalho a partir do próximo dia 4 de janeiro.

\

"Torço muito para qualquer presidente que assuma o Flamengo. Ela tem todo conhecimento do clube, viveu grande parte da vida lá, é uma ex-atleta e a primeira mulher a comandar o Flamengo. Espero que faça uma grande administração. Conhecendo os problemas, que consiga resolvê-los da melhor forma", finalizou.

\

Zico receberá Adriano, Romário e muitos outros craques no Jogo das Estrelas, tradicional jogo beneficente que o Galinho de Quintino realiza todos os anos e que acontecerá dia 27, às 17h, no Maracanã.