Notícias

Altetas do Fla recebem Prêmio Brasil Olímpico na noite de hoje

Marina Canetti e Diego Hypólito serão premiados como melhores de suas modalidades. Ginasta ainda concorre como atleta do ano

Por - em

A noite desta segunda-feira será de gala para o esporte olímpico brasileiro. A partir das 18h30, no ginásio do Maracanãzinho, acontece o Prêmio Brasil Olímpico, que reúne a nata dos atletas do país. Entre eles, estão Diego Hypólito e Marina Canetti, rubro-negros, que serão homenageados por seus desempenhos nas modalidades que representam. Diego foi eleito o atleta do ano na ginástica e Marina faturou o troféu como melhor jogadora de pólo aquático de 2009.

\

A escolha do Melhor Atleta de 2009 poderá ser feita pelo público, através do site www.premiobrasilolimpico2009.com.br, até momentos antes do anúncio, previsto para às 21h. Os concorrentes masculinos são o nadador Cesar Cielo, o ginasta Diego Hypolito e o velejador Torben Grael. No feminino concorrem a nadadora de maratonas aquáticas Poliana Okimoto, a lutadora de taekwondo Natália Falavigna e a judoca Sarah Menezes. César Cielo tenta o título pela segunda vez, já que conquistou o troféu em 2008. No feminino, a vencedora no ano passado foi a saltadora Maurren Maggi.

\

Esta será a 11ª. edição do evento promovido e organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. A escolha dos melhores atletas do ano em cada uma das 42 modalidades e dos atletas que concorrem ao troféu de Melhor Atleta do Ano foi feita por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes esportivos, atletas e ex-atletas e personalidades do esporte com base em uma lista tríplice encaminhada ao COB por cada Confederação Brasileira Olímpica, além da Confederação Brasileira de Futsal, já que a modalidade integrou o programa dos Jogos da Lusofonia 2009, em Lisboa.

O Prêmio Brasil Olímpico já se consolidou como a maior festa do esporte brasileiro. Além dos melhores atletas do ano e dos melhores atletas em cada uma das 42 modalidades, o Prêmio Brasil Olímpico entregará o troféu de melhor técnico do ano a Renato Araújo, técnico do ginasta Diego Hypólito, e a Ricardo Cintra, técnico da nadadora Poliana Okimoto. Brett Hawke, técnico de Cesar Cielo, também será homenageado pelo COB. Por indicação do Comitê Paraolímpico Brasileiro, os melhores atletas paraolímpicos são Daniel Dias e Josiane Lima. Walquíria Campelo receberá o troféu de melhor técnica paraolímpico.

\

O COB concederá também o Troféu Adhemar Ferreira da Silva ao atleta Joaquim Cruz, campeão olímpico nos 800m em Los Angeles 1984. Este troféu é oferecido a ex-atletas que simbolizem os legados de Adhemar, o primeiro bicampeão olímpico do Brasil. Também por indicação do COB, O Troféu COI - Esporte e Luta contra o Doping será entregue ao médico Eduardo De Rose. Pelo empenho pessoal durante todo o processo de candidatura Rio 2016, haverá também homenagem especial ao Ministro do Esporte Orlando Silva, ao Governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral e ao prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes. Pelo empenho pessoal na campanha que consagrou o Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o presidente Lula receberá o Troféu Personalidade Olímpica 2009.

\

"O esporte brasileiro tem muito o que comemorar em 2009, especialmente pela conquista da sede dos Jogos Olímpicos de 2016, na qual o presidente Lula teve participação intensa e decisiva. Este troféu é uma forma de eternizar o nosso agradecimento a tudo o que ele tem feito pelo esporte olímpico brasileiro", afirma o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.