Notícias

Hostilidade entre torcidas preocupa

Rubro-negros devem evitar usar uniforme fora do Mineirão, alerta Gease-Fla. Presidente pediu cuidados especiais ao governador Aécio Neves

Por - em
Cuidado com o clima hostil que cerca os confrontos no Mineirão entre Flamengo e Atlético-MG. Este é o principal alerta aos torcedores rubro-negros que vão assistir à partida deste domingo, a partir de 16h, no principal estádio de Belo Horizonte. A preocupação é tanta que na última quinta-feira, o presidente Marcio Braga enviou uma carta ao governador de Minas, Aécio Neves, pedindo cuidados especiais de segurança, em função de focos de incitação à violência observados na internet. Na mensagem ao governador (veja fac-símile da carta abaixo), Marcio Braga coloca o Flamengo à disposição do Governo de Minas. "É fundamental que estejamos preparados para evitar qualquer tipo de incidente", afirma o presidente do Flamengo.

O torcedor rubro-negro que for identificado nas imediações do estádio corre o risco de sofrer agressões por parte das torcidas organizadas atleticanas, alerta relatório pré-jogo do Gease-Fla, a sigla do Grupo Especial Alegria e Segurança nos Estádios, iniciativa do Clube de Regatas do Flamengo por intermédio da Vice-Presidência de Planejamento. "Portanto, recomenda não usar a camisa ou qualquer adereço do clube fora\ do estádio e andar em pequenos grupos para minimizar tal\ risco", diz o relatório.

Produzido com o apoio de voluntários, inclusive de moradores das cidades onde acontecem os jogos, o relatório dá mais uma dica: A aparição de grandes grupos de torcedores (não uniformizados com a camisa do clube local) evidencia que estes se tratam de torcedores do clube adversário.

O Gease-Fla alerta ainda contra o costumeiro embate entre torcidas organizadas rivais, que transcende os arredores do estádio, e orienta que o acesso para a torcida do Flamengo deve acontecer pela Av. Antônio Abrahão Caram, próximo ao ginásio Mineirinho.

Mas nem tudo é preocupação. Uma das atrações do Mineirão é o feijão tropeiro. "O típico prato mineiro é servido nas lanchonetes no anel do estádio e em barraquinhas ao redor do estádio", informa o Gease-Fla.

Mais informações: http://www.gease-fla.com.br/

Leia mais:
Fla é bem recebido em BH