Notícias

Cultura e esporte por um futuro melhor: parceria com DEGASE leva jovens ao Fla Memória

Adolescentes em conflito com a lei têm tarde especial de acolhimento em atividade cultural e educativa na exposição; visitas serão semanais

Por - em


O Flamengo, como clube de maior torcida do mundo e protagonista no cenário esportivo nacional, tem um papel social importantíssimo na vida dos jovens brasileiros. E a partir dessa semana, toda segunda-feira, menores infratores terão uma chance de se inspirarem a escolher o caminho do bem. O Clube fechou uma parceria com o DEGASE para receber, semanalmente, adolescentes em conflito com a lei no Fla Memória, exposição interativa rubro-negra. Na última segunda-feira (18), estiveram seis meninas para o passeio educativo cultural na sede social da Gávea, acompanhadas de Ana Gabriele Gitirana, agente de segurança socioeducativa, que falou sobre a emoção das jovens na visita. 

“Não foi algo banal, trivial... As meninas foram acolhidas, abraçadas. Se sentiram amadas. Talvez em memória recente dos 10 meninos do Ninho, seus corações batiam mais forte. São adolescentes rubro-negras entrando naquela que é considerada a sua casa, sua identidade de alma: o Flamengo. A atividade desenvolvida no clube pelos historiadores, sob forte temática inclusiva, cultural e educativa, levou as jovens à reflexão sobre o significado das suas vidas, insubstituíveis”, disse Ana Gabriele, que fez questão de expressar sua gratidão com o clube pelo momento tão especial para as meninas.

“Em nome de todos os servidores do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente de Nilópolis, agradeço de todo o coração a acolhida, o carinho, o zelo e o ativismo cultural que foram empenhados na execução desta ação. A história deste clube gigante tem nuances únicas. Este é o compromisso diário capaz de mudar o rumo de muitas vidas”, agradeceu

O diretor da unidade de Nilópolis, Almir Sena, chamou atenção para a importância que atividades como essa têm na vida de jovens que se sentem marginalizados na sociedade.

“Essa parceria visa contribuir no desenvolvimento integral das adolescentes, oportunizando aquisição de valores culturais e de pertencimento na sociedade, da qual muitas vezes são excluídas e discriminadas. Sabemos que o que a pessoa se torna ao longo da vida depende das oportunidades que tem e das escolhas que faz. Quando conseguimos realizar parcerias como esta, entre DEGASE e Flamengo, temos muito mais chances de oportunizar aos adolescentes escolhas positivas para transformações de suas vidas, com grandes chances de não reincidirem no cometimento de atos infracionais. Que esta possa ser o início de muitas outras, principalmente na área esportiva, que descobrem talentos e dão oportunidades de transformação”, concluiu Sena.

Parceria com a Escola de Esportes Sempre Flamengo
A Escola de Esportes Sempre Flamengo tem parceria com o DEGASE há cerca de três anos, com um núcleo de basquete na unidade masculina e feminina, na Penha e na Ilha do Governador, que rendeu ao clube os prêmios Oscar Socioeducativo “Guri” (2017) e Amigos da Socioeducação (2018).

Sobre o Novo Degase
O Novo Degase – Departamento Geral de Ações Socioeducativas é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Educação, que tem a responsabilidade de promover socioeducação no Estado do Rio de Janeiro, favorecendo a formação de pessoas autônomas, cidadãos solidários e profissionais competentes, possibilitando a construção de projetos de vida e a convivência familiar e comunitária.

Criado pelo Decreto nº 18.493, de 26/01/93, o Departamento Geral de Ações Socioeducativas é um órgão do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, responsável pela execução das medidas socioeducativas, preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aplicadas pelo Poder Judiciário aos jovens em conflito com a lei.