Notícias

Evento celebra turmas de capacitação de projeto do Flamengo com a Aldeias Infantis SOS Brasil

O "Ombro a Ombro" já capacitou 65 mulheres, entre brasileiras e refugiadas, por meio do ofício da costura e outras habilidades

Por - em

Aliando capacitação profissional e geração de renda, a Responsabilidade Social do Flamengo criou, em junho de 2022, o projeto social Ombro a Ombro, em parceria com a organização Aldeias Infantis SOS Brasil, para trabalhar com mulheres brasileiras e refugiadas. Além da melhoria de vida dessas mulheres, o Ombro a Ombro busca colaborar para a construção e fortalecimento da autoestima, empoderamento e autonomia femininas, por meio do ofício da costura e de outras habilidades. Em um ano de projeto, o Ombro a Ombro já capacitou 65 mulheres.


Foto: Paula Reis/CRF


Na última sexta-feira (12), um desfile com peças criadas e confeccionadas pelas próprias alunas celebrou as três turmas de capacitação que já passaram neste primeiro ano de projeto. O evento foi uma oportunidade para as alunas colocarem em prática os fundamentos de corte, modelagem, costura e acabamento aprendidos ao longo do curso, que tem duração de quatro meses. A grande maioria das mulheres participantes do Ombro a Ombro já está trabalhando formalmente ou empreendendo em atividades relacionadas à costura.  


“Hoje, especificamente, estamos muito felizes, pois três alunas do projeto acabaram de ser selecionadas para uma oportunidade de trabalho em confecções de roupas na região de Teresópolis. Nós temos alunas que estão fazendo conserto de roupas, outra confeccionando acessórios de cabelo em tecido, outras vendendo suas produções... Elas estão vendo resultados, o que é muito legal! Estão num projeto que realmente dá a oportunidade de gerar renda. A participação no projeto deixa essas mulheres muito mais unidas e confiantes", disse Ana Cristina Nunes, coordenadora de projetos. 


Amigos, filhos e familiares das alunas presentes no desfile também ficaram muito felizes e orgulhosos com a evolução das participantes do Ombro a Ombro, fortalecendo ainda mais a confiança e o entusiasmo dessas mulheres, que entraram na passarela produzidas e maquiadas pela equipe de beleza do Espaço Make Art. Para tornar o evento ainda mais especial, o desfile teve a apresentação da atriz Daniele Suzuki, que comentou cada peça de roupa e vibrou com a conquista das alunas.  Ao fim do desfile, as alunas-modelos abriram uma bandeira do Flamengo em homenagem ao clube.