Notícias

Flamengo e Orthopride se unem para ensinar sobre saúde bucal no Caju, na Zona Portuária do Rio

Departamento de Responsabilidade Social se uniu à patrocinadora e ao Projeto Cria, que realiza projetos educacionais na comunidade Parque Conquista

Por - em
Esta semana começou com aula de saúde bucal para a garotada do Parque Conquista, no Caju, bairro da Zona Portuária do Rio de Janeiro. O departamento de Responsabilidade Social do Flamengo e a Orthopride visitaram a comunidade nesta segunda-feira (26), em colaboração com o Projeto Cria, que realiza uma série de ações de educação na comunidade, incluindo a aplicação da pedagogia Waldorf, com aulas de teatro, música e pintura. Cem crianças e adolescentes foram atendidos na ação.

Os dentistas convidados, Karina Fazza, Gustavo Codeceira e Beatriz de Carvalho Cruz, convocaram as crianças da comunidade para uma aula. Karina explicou o objetivo da visita. “Queremos passar para toda a comunidade a importância de cuidar da saúde bucal desde pequenininhos”, disse.

As crianças fizeram uma demonstração de escovação com o auxílio do Tigrão, boneco ajudante da Orthopride. Além do modo de uso correto da escova de dentes, limpando a arcada dentária e a língua, os pequenos também aprenderam a usar o fio dental para limpar os lugares na boca onde a escova de dentes não alcança. Depois da limpeza caprichada com o auxílio dos dentistas, os baixinhos receberam aplicação de flúor, máscaras de proteção contra a Covid-19 e um kit com álcool em gel, copo oficial do Flamengo e boné da Orthopride.

Camila Nascimento, gerente de Responsabilidade Social do Flamengo, comemorou o engajamento dos moradores da comunidade e a parceria com a Orthopride neste movimento. "A ideia é que esta ação seja algo constante e que possamos chegar em vários pontos da cidade, como hoje, no Parque Conquista, onde grande parte dos moradores ainda vive sem condições básicas de saneamento, para que os ensinamentos sobre saúde bucal sejam passados adiante", ressaltou Camila.

Laura Campos Braz, professora e fundadora do Projeto Cria, falou sobre a importância de ações como essa para os cidadãos do Parque Conquista. "O Projeto Cria é a única ferramenta de arte atuando no complexo de favelas do Caju desde 2018. Essa é a terceira parceria com o clube e toda vez que o Flamengo visita o Caju é motivo de muita felicidade para nós e para os moradores. A comunidade inteira se engaja na ação, já que a maioria dos moradores é flamenguista. É muito importante o trabalho realizado hoje”, comemorou Laura.

Jéssica Alves, moradora do Caju, comentou com alegria sobre a iniciativa. “Achei ótima essa aula de escovação, já que têm muitas crianças com dificuldade e que não gostam de escovar os dentes. É muito bom que esse tipo de ação aconteça aqui dentro da comunidade, para que eles aprendam coisas boas e não fiquem tanto tempo na rua”, concluiu.