Notícias

Flamengo leva projeto “Vem ler, vem ler, vem ler” à comunidade da Mangueira

Projeto de incentivo à leitura é fruto da parceria dos departamentos de Responsabilidade Social e do Educativo do Museu Flamengo

Por - em

Foto: Marcello Freitas

Através da leitura é possível expandir horizontes, estimular a imaginação, promover o conhecimento e proporcionar o acesso a diferentes culturas e realidades. No entanto, enfrentamos atualmente um cenário de baixos índices de leitura, especialmente entre crianças, jovens e populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para trabalhar nesta questão, os departamentos de Responsabilidade Social e o Educativo do Museu Flamengo criaram o projeto "Vem ler, vem ler, vem ler!", onde o Flamengo visita bibliotecas comunitárias e equipamentos culturais de áreas periféricas, com atividades de contar histórias, quizzes e doação de livros para crianças e adolescentes. O objetivo é despertar o gosto pela leitura, possibilitar maior contato entre a criança e o livro, bem como contribuir para a transformação de bibliotecas comunitárias em espaços de cultura, aprendizagem e lazer.

Assim, na última sexta-feira (21), o projeto “Vem ler, vem ler, vem ler” esteve no Morro da Mangueira, Zona Norte do Rio de Janeiro, na sede da Associação Meninas e Mulheres do Morro da Mangueira, criada em 1995, que através da iniciativa “Atelier das Palavras”, atua no incentivo à leitura, possibilitando o desenvolvimento da capacidade criativa e o prazer de ler. A ação reuniu cerca de 100 crianças e jovens da região e contou também com a presença de Zil Ribas, professora, roteirista e autora da série de livros infantis “Bento e os Bichos Esquisito”, que apresentou seu trabalho e conversou com as crianças.

“Foi uma experiência maravilhosa, o projeto “Vem ler!” é fantástico porque além de incentivar a leitura, proporciona uma aproximação das crianças com o Flamengo, já que  muitas dessas crianças não têm a oportunidade de ir ao jogo no Maracanã. Então, levar o Flamengo para perto delas é uma emoção enorme, uma certeza de felicidade no coração. Parabéns à equipe do Flamengo por essa iniciativa linda e totalmente necessária, de incentivo à leitura!”, disse Letícia Figueiredo Garcia, Assistente Social do Atelier das Palavras.

“Um time não sobrevive só de grandeza ou de grandes torcidas. Um time sobrevive com ações, como essa do Flamengo, que leva a leitura de uma forma agradável para as comunidades.”, complementou Kelly Maria Louzada Machado Silva, fundadora da Associação.

Na ação, as crianças e os jovens presentes ganharam mochilas, copos e exemplares dos livros “Mengão do Meu Coração” e “Me Arrebata – Epopeias Rubro-negras Volume 1”, ambos da editora Onze Cultural, apoiadora do projeto.

Para os próximos meses, o projeto "Vem ler, vem ler, vem ler!" estará presente em outras bibliotecas comunitárias da cidade.