Notícias

Flamengo leva projeto “Vem ler, vem ler, vem ler!” ao Morro da Matriz

Projeto de incentivo à leitura é fruto da parceria dos departamentos de Responsabilidade Social e do Educativo do Museu Flamengo

Por - em


O acesso à leitura é uma poderosa ferramenta para empoderar indivíduos, proporcionando-lhes conhecimento e informações fundamentais à redução de desigualdades sociais. Para trabalhar nesta questão, surgiu o projeto "Vem ler, vem ler, vem ler!", criado pelos departamentos de Responsabilidade Social e do Educativo do Museu Flamengo, cujo propósito é visitar bibliotecas comunitárias e equipamentos culturais de áreas periféricas, com atividades de contação de histórias, quizzes e doação de livros para crianças e adolescentes. O objetivo é despertar o gosto pela leitura, possibilitar maior contato entre a criança e o livro, bem como contribuir para a transformação de bibliotecas comunitárias em espaços de cultura, aprendizagem e lazer.

Desta forma, na última sexta-feira (17), o projeto “Vem ler, vem ler, vem ler!” esteve presente no Morro da Matriz, no Engenho Novo, Zona Norte do Rio de Janeiro, na sede da Biblioteca Comunitária ESAC – Espaço Social de Aprendizagem e Convivência, criada em 2018, a partir da necessidade de reforço escolar que as crianças da região apresentavam. 


“Eu queria agradecer ao Flamengo por vir aqui hoje e fazer essas atividades com as crianças porque isso amplia os horizontes e a gente precisa muito de pessoas de fora, vindo aqui para que as crianças comecem a enxergar um mundo fora da comunidade” disse Gisele Rodrigues, pedagoga e idealizadora do ESAC. 


Estiveram presente na ação cerca de 40 crianças entre 7 e 12 anos. Todos ganharam mochilas, copos e livros. Para os próximos meses, o projeto "Vem ler, vem ler, vem ler!" estará presente em outras bibliotecas comunitárias da cidade.