Notícias

Flamengo promove evento “Inclusão Rubro-negra” voltado para crianças com deficiência

Mais Querido proporcionou uma manhã de muita diversão e atividades inclusivas para cerca de 50 crianças com deficiência e seus responsáveis

Por - em

Foto: Paula Reis / CRF

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Flamengo realizou o evento “Inclusão Rubro-negra” na sede do remo, com foco na inclusão social para crianças com deficiência. Cerca de 50 crianças e seus responsáveis estiveram presentes e se divertiram numa manhã repleta de atividades ao ar livre, brincadeiras adaptadas, atividades pedagógicas e passeios de barco e pedalinhos pela Lagoa. Na oficina de horta, crianças e familiares ganharam mudas de hortaliças. A animação foi garantida com a presença do Binho, mascote do Flamengo, e do atleta paralímpico de remo Michel Pessanha, que interagiu e distribuiu autógrafos para a criançada.  

Conciliando inclusão e educação ambiental, o objetivo do evento foi promover um espaço de interatividade e lazer ao ar livre, combatendo a invisibilidade e a exclusão social as quais essas pessoas são muitas vezes submetidas.

“A gente vê os nossos filhos poder brincar, poder fazer o que for sem ninguém olhar para eles com discriminação, ninguém olhar para eles diferente... eles se sentem acolhidos, eles se sentem bem. Foi tudo maravilhoso! Desde a entrada, as oficinas, as brincadeiras, o piquenique... a nossa palavra é Gratidão” disse Patricia Affonso Costa, mãe do Davi Affonso Costa de 8 anos, que esteve presente ao evento.

Na sede social da Gávea, as crianças e familiares aprenderam sobre a história do Mais Querido através de uma visita pedagógica guiada pelo Educativo do Museu Flamengo. Também marcaram presença no evento as equipes do Corpo de Bombeiros e do CEMADEM – Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, que participaram com oficinas pedagógicas e informações de interesse público.   

O evento “Inclusão Rubro-negra” é fruto da parceria do CRF, através dos Departamentos de Remo e Responsabilidade Social, com o Instituto Esporte Pelo Planeta, que tem como fundadoras Cláudia e Kátia Alencar, ex-atletas laureadas do Flamengo. Para a sua realização, o evento contou, ainda, com a participação de voluntários e o apoio do Hortifruti, Talho Capixaba, Vó Alzira – Fábrica de Bolos, Refeitório Orgânico, Turma do Salsicha, Pedalinhos Klein, Bruno Rego – Atividades Lúdicas Adaptadas, Colônia de Pescadores da Lagoa Rodrigo de Freitas.