Notícias

Flamengo protocola no Iphan pedido para reconhecimento da Nação como patrimônio cultural imaterial

Iniciativa dá mais um passo no movimento que busca reconhecimento da Nação na ONU e convoca torcedores a assinarem petição de apoio

Por - em

O Flamengo deu mais um passo na busca pelo reconhecimento da Nação como a primeira Nação simbólico-cultural do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O clube protocolou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o pedido para que a Nação seja reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O documento foi entregue pelo maior ídolo da história do clube, Zico, ao presidente do IPHAN, Leandro Grass, e ao diretor de Patrimônio Imaterial da instituição, Deyvesson Gusmão, na visita ao acervo do Patrimônio Histórico do clube, na Gávea.


O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Grass, afirmou que o pedido apresentado pelo Flamengo abre um diálogo relevante sobre o reconhecimento de elementos culturais ligados ao futebol no Brasil. Segundo ele, a proposta de registrar a chamada Nação Rubro-Negra como patrimônio imaterial representa uma possibilidade inovadora dentro da política nacional de patrimônio.

“O Flamengo é uma Nação. Uma Nação sem fronteiras. Uma Nação de 45 milhões de pessoas que fala a mesma língua, que compartilha a mesma paixão e que se reconhece em qualquer parte do mundo”, afirmou Zico em novo vídeo destinado à Nação. 


A iniciativa junto ao IPHAN vem acompanhada de um chamado para que a Nação se mobilize em torno da petição pública lançada ano passado pelo reconhecimento na ONU. O documento já reúne cerca de 600 mil assinaturas e a meta agora é alcançar 1 milhão de adesões. Os torcedores podem registrar seu apoio na página peticao.flamengo.com.br.