Notícias

Flamengo revoluciona área de compras com SAP Ariba

Clube carioca é o primeiro do Brasil a implementar a plataforma

Por - em

Foto: Divulgação


O Clube de Regatas do Flamengo deu mais um passo na profissionalização da sua gestão ao implementar a plataforma SAP Ariba, marcando posição como pioneiro no cenário do futebol brasileiro. Em parceria com a NTT DATA, 8ª maior companhia de tecnologia do mundo, o clube está revolucionando sua área de gestão de suprimentos, alinhando-se às melhores práticas do mercado e adotando uma abordagem inovadora, transparente e rastreável.


Esta iniciativa demonstra o compromisso do clube em buscar constantemente a excelência e aprimorar sua gestão. Com o SAP Ariba, o Flamengo poderá otimizar seus processos de compras, reduzindo custos e liberando recursos para atividades mais estratégicas. “A automação dos processos de compras, impulsionada pela análise inteligente do novo sistema, não apenas aumentará a eficiência, mas também oferecerá uma visão completa dos gastos do clube, possibilitando decisões mais efetivas sobre alocação de recursos e redução de riscos na cadeia de suprimentos”, explica Guilherme Mairene, Business Unit Director de Consulting da NTT DATA.


As funcionalidades abrangentes do SAP Ariba permitem uma gestão estratégica de compras, desde a solicitação até o pagamento, incluindo sourcing estratégico, e-procurement, gestão de contratos e catálogos eletrônicos. Além disso, a plataforma facilita a gestão de fornecedores, permitindo encontrar, qualificar e colaborar com eles para otimizar a cadeia de suprimentos. A automação do processamento de faturas, juntamente com a análise detalhada de gastos, oferece insights valiosos para uma gestão financeira eficaz.


Marcela Mello, Manager CBS do Flamengo, destaca que “desde 2019 buscávamos uma ferramenta robusta como o SAP Ariba para profissionalizar a área de suprimentos do clube. Hoje, temos mais transparência e rastreabilidade. Desta forma, ganhamos em controle de processos, uma vez que todos os passos rodam na plataforma.


Além disso, lançamos concorrências mais justas, pois a solução conecta milhões de parceiros comerciais em todo o mundo ao SAP Business Network para permitir conexões diretas e inteligentes que redefinem o modo como as organizações se comunicam e realizam o trabalho.


Desde 2018, o Flamengo utiliza sistemas de gestão da SAP. No entanto, em março de 2023, o clube deu um passo adiante ao migrar para a oferta RISE with SAP, que inclui o ERP de última geração SAP S/4HANA, que já apoiava a equipe de gestão de suprimentos. Em 2022, 8368 processos do departamento rodaram na plataforma SAP. Já em 2023, o número saltou para 11.169, aumento de 33%.


Simone Souza, analista SAP do clube, destaca que “este é o terceiro projeto SAP que tocamos junto com a NTT DATA. É uma excelente parceria, com muita proatividade e apoio. Essa colaboração entre o Flamengo, a NTT DATA e a SAP têm sido fundamentais para impulsionar a modernização e a eficiência operacional do clube”.


Sobre a NTT DATA

A transformação digital ajuda as empresas a atingirem seu potencial máximo – se as tecnologias funcionam para as pessoas que as utilizam! Na NTT DATA, projetamos, implementamos, gerenciamos e aprimoramos continuamente as soluções SAP, complementadas com softwares próprios, para que funcionem para as empresas – e para as pessoas.