Flamengo transforma ousadia em campanha e faz petição para que ONU reconheça a Nação Rubro-Negra
Embaixador Zico faz pronunciamento conclamando rubro-negros a assinar a petição
Por Comunicação Flamengo - emO Flamengo lançou nesta terça-feira (09/09/2025) uma campanha que só poderia nascer da ousadia, irreverência e da saudável soberba rubro-negra: pedir à ONU que reconheça oficialmente a Nação Rubro-Negra como a primeira “Nação simbólico-cultural” do planeta. Afinal, quem vai duvidar da força e do tamanho dessa Nação?
A campanha, que celebra a grandeza e a paixão da marca Flamengo, foi revelada em um pronunciamento especial de Zico, direto do Maracanã, compartilhado com a Nação pela FlamengoTV.
“Se fôssemos um país, teríamos a 36ª maior população do mundo. Somos mais de 45 milhões de pessoas unidas por uma mesma bandeira, por uma mesma cultura e por um mesmo sentimento que atravessa gerações. O Flamengo não é apenas um clube, é uma Nação”, declarou Zico.
A campanha tem como objetivo engajar a imensa torcida rubro-negra em torno de um movimento simbólico, que traduz o que já é realidade: a força cultural, social e emocional do Flamengo ultrapassa fronteiras. O reconhecimento pela ONU, ainda que em caráter simbólico, seria a validação internacional de um fenômeno que já se manifesta no Brasil e em todo o mundo.
A campanha abre espaço para a participação direta da torcida, que poderá apoiar a causa assinando a petição digital. Para isso, basta entrar na página peticao.flamengo.com.br
“Uma Nação que não se define pela geografia, mas pelo sentimento coletivo. Que tem música, histórias, heróis, costumes e tradições. E, principalmente, um povo espalhado por todo o planeta. Isso é a Nação Rubro-Negra”, destacou Zico no pronunciamento.
Se o pronunciamento veio do Rei Zico, o chamado para a petição ganhou ainda mais força com Adriano, o Imperador. Porque, convenhamos: qual outra Nação pode dizer que tem um rei e um imperador ao mesmo tempo?
De protocolo internacional a arquibancada, uma coisa é certa: o mundo já é rubro-negro. A ONU só precisa confirmar.
Sobre a campanha:
A campanha teve criação da Artplan, enquanto a agência Quintal foi responsável pela estratégia de conteúdo e criação de seus desdobramentos nos diversos meios. Com mais de 45 milhões de torcedores — população que estaria entre as maiores do mundo se fosse um país —, a iniciativa reforça o Flamengo como expressão cultural que vai além do esporte, com símbolos, rituais e identidade coletiva. A campanha foi apresentada com pronunciamento de Zico, transmitido pela FlamengoTV, e se desdobra em ativações digitais, conteúdos multiplataforma e ações de engajamento, posicionando o clube em diálogo com cases internacionais de marketing esportivo e cultural.
Confira o pronunciamento oficial: