Notícias

Jackie, Rosicleia, Dani Hypolito: Museu recebe debate sobre os desafios das mulheres no esporte

Evento foi realizado na noite da última quarta-feira (20/03)

Por - em

Lugar de mulher é também no esporte e no Flamengo, Na noite da última quarta-feira (20/03), o Museu Flamengo sediou uma mesa redonda muito especial para falar dos desafios, dificuldades, lutas e perspectivas das mulheres no esporte. O evento contou com a participação das lendas rubro-negras Jackie Silva, Rosicleia Campos e Dani Hypolito e da historiadora plena do Patrimônio Histórico do Flamengo, Juliana Vianna. A mediação foi feita por Júlia Corson, repórter da FlaTV.

- O evento em celebração das mulheres lança uma luz sobre suas lutas, vitórias e dificuldades. Com esse bate papo, conseguimos levar a reflexão sob outras perspectivas, com a troca de vivências das mulheres presentes, tanto das palestrantes quanto das convidadas que participaram no final. Desejamos continuar com esse modelo de evento, sempre trazendo uma reflexão crítica sobre o tema proposto. – explica Taísa Pires - Coordenadora de Patrimônio Histórico do Clube de Regatas do Flamengo.

As participantes falaram um pouco da sua história, relataram casos pessoais que marcaram suas trajetórias e foram além dando sua visão sobre a evolução da participação feminina nos esportes, dos desafios já vencidos e dos que ainda precisam ser vencidos.

- Falar sobre o tema Mulheres no Esporte dentro de um ambiente esportivo, demonstra o quanto essas mulheres tiveram coragem e competência para quebrar estereótipos de gênero, trazer visibilidade e reconhecimento para inspirar futuras gerações, incentivando novas protagonistas na trajetória rubro-negra. O Museu Flamengo tem papel crucial nesse espaço de fala, 50% da equipe é formada por mulheres, inclusive na liderança com a Gerência e Supervisão. O evento foi um sucesso e será o primeiro de muitos que virão. – conta Natalia Lamothe - Gerente do Museu Flamengo.


Confira o que participantes acharam do evento:


- Maravilhosa pauta. É maravilhoso fazer parte aqui dessa turma de mulheres guerreiras, flamenguistas. E é importantíssimo porque somos todas criadas aqui dentro do clube, você vê que de alguma forma o clube nos influenciou e fez três guerreiras, que apareceram no cenário olímpico com muita garra, à la Flamengo. – Jackie Silva, lenda do vôlei rubro-negro.

- O evento foi sensacional, foi leve, foi divertido, foi informativo. Foi inspirador estar com mulheres tão importantes com uma plateia feminina bem bacana, então é sempre bom compartilhar nossas experiências e principalmente nossas conquistas. – Rosicleia Campos, treinadora e judoca histórica do Flamengo 

-  Eu acho maravilhoso um Museu que conta história de um clube gigante como o Flamengo estar fazendo esses eventos para trazer os rubro negros mais para perto, para mostrar que todo rubro-negro tem uma história, que tem um início, e que realmente o clube foi um desbravador para dar essa direção para muitas atletas. Eu acho que trazer essa pauta da mulherada para dentro do museu é sempre muito importante, ter eventos que reúnam mulheres, para mostrar para outras mulheres, para mostrar para a sociedade que a mulher está conquistando seu espaço, mas que não está sendo fácil e que não é fácil. A gente lutou muito e batalhou muito para ter este espaço hoje. – Dani Hypolito, ginasta histórica do Flamengo

- Espaços como esses são muito importantes para que nós, mulheres, possamos praticar o exercício do diálogo e desta maneira enriquecer o debate acerca do machismo que atinge as trabalhadoras inseridas no âmbito dos esportes. A troca de vivência e memória entre esses agentes, elucida questões pertinentes para que a sociedade compreenda e combata opiniões antiquadas e, até mesmo, violentas, sobre a capacidade feminina de produzir e se legitimar no mercado de trabalho. Agradecemos ao Clube de Regatas do Flamengo e ao Museu Flamengo pela iniciativa. – Juliana Vianna, Historiadora Plena do Patrimônio Histórico do Flamengo

- Eu acho importantíssimo, inclusive logo que eu cheguei uma das primeiras convidadas que eu encontrei foi justamente a Jackie, e ela falou: "nossa, eu estou muito feliz com esse evento, que o clube está trazendo esse evento." Para mim, foi mais que uma honra, eu sou super fã de todo mundo que estava aqui, então poder estar com essas mulheres, como eu falei, essas potências femininas e rubro-negras, foi muito bom. E poder debater, falar sobre o legado de cada uma, falar do caminho que elas abriram, para o que a gente vê hoje no esporte do Flamengo e do mundo. Então, assim para mim, foi uma honra e foi incrível poder estar perto de mulheres tão inspiradoras. – Julia Corson, repórter da FlaTV.

Sobre o  Museu Flamengo:

O Museu Flamengo funciona diariamente de 10h às 18h na sede do Clube. E tem o apoio da TIM e BRB (Patrocínio Master), Brahma, Rede D’Or, Epson, Estácio Instituto Yduqs, Bayer, Estapar, Secretaria Estadual de Cultura, Sevretaria Municipal de Cultura e Ministério da Cultura. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site: https://www.museuflamengo.com/