Notícias

Museu Flamengo participa do I Encontro de Educação Museal

Evento aconteceu na Bahia e promoveu encontros, debates e paineis sobre o setor

Por - em

Entre os dias 6 e 8 de julho, o Educativo do Museu Flamengo, setor da Vice-Presidência de Patrimônio Histórico do clube, participou do I Encontro de Educação Museal, em Cachoeira, na Bahia. O evento foi realizado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

O Flamengo marcou presença no evento com os educadores Guilherme Andrade e Monalysa Sarmento, que compartilharam as experiências que vem sendo realizado desde 2019 com visitantes escolares, atletas, projetos, entre outros. A presença da equipe fortalece o trabalho pedagógico realizado na Gávea, como aponta Guilherme Andrade: 

"A participação do Educativo Museu Flamengo no EMUSE é fundamental para enxergar a direção que o trabalho vem sendo conduzido. Hoje podemos dizer que o Flamengo contribui para o campo da Educação Museal e sua sede é um aparelho cultural da cidade do Rio de Janeiro", afirma.

O programa de visitas Trilha do Urubu já recebeu mais de 10 mil pessoas até 2022 e tem como missão principal comunicar a história do clube, sempre contextualizando com as transformações do país e da cidade e usando o esporte como ferramenta pedagógica. O objetivo é ampliar o diálogo com a sociedade, vlorizar a prática esportiva e o uso de aparelhos culturais. 

O encontro contou com diversas referências do campo, como a presidenta do IBRAM, Fernanda Castro. A dirigente definiu como "muito interessante" o trabalho realizado pela equipe do Educativo e a preservação da memória de um Clube de esportes. Segundo Fernanda, isso estimula outros a seguirem no mesmo caminho, vista a imersão que o esporte tem na sociedade de forma orgânica. 

Em destaque, ela diz:

“O I Emuse marcou a retomada do diálogo do IBRAM com a sociedade em um fórum presencial que promoveu encontros, trocas e importantes reflexões sobre as políticas públicas de educação museal e museologia social. Saímos com encaminhamentos importantes para o fortalecimento do setor, com o compromisso de uma gestão compartilhada, visando ao incremento do fomento e manutenção dos museus e Pontos de Memória, assim como das ações de formação e a valorização dos profissionais", afirma.

Além da presidenta, o evento também contou com a participação da secretária dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (Minc), Roberta Martins, o chefe do Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), João Gustavo, entre outras representações da esfera pública.  

O I EMUSE recebeu museus e instituições de memória de todo o Brasil e articulou mesas, cursos, apresentações de trabalhos e debates sobre a PNEM (Política Nacional de Educação Museal). Segundo Monalysa Sarmento, “a nossa presença nesse evento nos possibilitou permanecer atualizados sobre os debates acerca da educação museal, como a formação e a profissionalização na área. Além disso, pudemos conhecer profissionais de Educativos de outros museus pelo país, divulgamos o nosso trabalho e compreendemos que estamos no caminho certo".