Notícias

Projeto “Vem ler, vem ler, vem ler” faz ação em Santa Cruz

Iniciativa de incentivo à leitura é fruto de parceria do departamento de Responsabilidade Social do clube e do Educativo do Museu Flamengo

Por - em

Foto: Divulgação/Flamengo


A pessoa que cresce em meio aos livros, que escuta e lê histórias, certamente se torna mais capaz de fazer interpretações de conteúdos mais densos, não se limitando apenas a uma leitura decodificada. A partir desta conclusão, o departamento de Responsabilidade Social do clube e o Educativo do Museu Flamengo criaram o projeto de incentivo à leitura "Vem ler, vem ler, vem ler!", através do qual o Flamengo visita bibliotecas comunitárias e equipamentos culturais de áreas periféricas, com atividades de contação de histórias, quizzes e doação de livros para crianças e adolescentes. O objetivo é despertar o gosto pela leitura, possibilitar maior contato entre a criança e o livro, bem como contribuir para a transformação de bibliotecas comunitárias em espaços de cultura, aprendizagem e lazer.


Assim, na última quinta-feira (31), o projeto “Vem ler, vem ler, vem ler” esteve em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na sede do Ser Cidadão, organização criada em 2002, com a missão de contribuir com o desenvolvimento pessoal, profissional e social do cidadão. A ação reuniu cerca de 50 jovens da região e contou também com a presença dos mascotes Urubão e Binho, que interagiram e tiraram fotos com a garotada.


“Foi uma tarde inesquecível para os nossos alunos. A gente está localizado em Santa Cruz, um bairro muito distante do Centro, num território com pouquíssimo acesso à arte e à cultura. Então é muito importante o incentivo à leitura e à escrita, especialmente no momento imagético que vivemos na sociedade hoje, onde tudo o que o jovem consome está muito associado à imagem. A gente percebe a dificuldade que eles têm de interpretação, de leitura e de escrita, de como se colocam no mundo com palavras. Portanto, toda atividade que sai da normalidade e estimula a leitura e a escrita de uma forma divertida é sempre muito importante. Mostra para eles como a atividade pode ser prazerosa!”, disse Amanda Teles, supervisora de projetos da Ser Cidadão.


Na ação, os jovens presentes ganharam mochilas, copos e exemplares dos livros “Mengão do Meu Coração” e “Me Arrebata – Epopeias Rubro-negras Volume 1”, ambos da editora Onze Cultural, apoiadora do projeto.


Para os próximos meses, o projeto "Vem ler, vem ler, vem ler!" estará presente em outras bibliotecas comunitárias da cidade.