Notícias

Recicla Nação: Flamengo, Soul Ambiental e Gastromotiva usam a sustentabilidade no combate à fome

Projeto irá coletar resíduos na Gávea e destinar recursos da reciclagem para custear refeições destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade

Por - em
O copo descartável ou a tampinha da garrafa não são lixo: são resíduos sólidos que, reciclados, podem ser reintroduzidos em outros ciclos de produção, gerando recursos financeiros e ajudando a alimentar quem tem fome. Através do projeto Recicla Nação, iniciativa do departamento de Responsabilidade Social do Flamengo em parceria com a Soul Ambiental e a Gastromotiva, o Clube irá instalar na sede social da Gávea coletores de copinhos plásticos e tampinhas, além de quatro lojas oficiais do Flamengo que também terão pontos de coleta das tampinhas. Todo o recurso obtido através da reciclagem desse material será destinado ao custeio de refeições para pessoas em situação de grave vulnerabilidade social.

Contando com o engajamento de associados, colaboradores e frequentadores, o clube espera o depósito correto dos materiais recicláveis nos coletores, garantindo maior reciclabilidade dos resíduos e reduzindo o uso de recursos naturais. A equipe responsável pela limpeza levará os copos e tampinhas para a área de coleta e o material será retirado através da Soul Ambiental.

Depois, os recursos serão destinados ao custeio de refeições produzidas pela Gastromotiva, organização social que atua no combate ao desperdício e à insegurança alimentar, oferecendo refeições a pessoas em situação de rua e grave vulnerabilidade. É a sustentabilidade no combate à fome e a educação ambiental a serviço da luta contra a desigualdade social.

Inicialmente, a ação será realizada na sede social da Gávea (para copos e tampinhas) e em quatro lojas oficiais (para tampinhas): da Gávea, no clube, do Barrashopping, da Rua Buenos Aires, nº 113 - Centro, e do shopping Nova América. Para o futuro, há intenção de expandir o projeto para o Maracanã quando houver o retorno do público com o “Recicla Maraca”.

Sobre a Gastromotiva
Utilizando o poder da gastronomia desde 2006, a Gastromotiva atua na redução da insegurança alimentar oferecendo refeições para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Através da Gastromotiva, cozinheiros solidários preparam as refeições, seguindo rígidas normas de higiene aprendidas nos cursos da Gastromotiva. As refeições são embaladas e distribuídas para pessoas em extrema vulnerabilidade social dentro da comunidade carente ou na região próxima ao Reffetorio Gastromotiva, no Centro do Rio. A Gastromotiva está presente no Rio de Janeiro, em São Paulo, Curitiba, Salvador e Belém.


Sobre a Soul Ambiental
A Soul Ambiental atua por meio de programas de sustentabilidade, voltados para a economia circular. O objetivo é mostrar que a sustentabilidade pode ser facilmente inserida no dia-a-dia das pessoas. Com o programa Sementes do Plástico, os projetos sociais cadastrados mobilizam uma enorme rede de voluntários que atuam no correto descarte de resíduos. A Soul Ambiental presta consultoria sobre a correta separação e destina o material coletado às recicladoras, revertendo o plástico reciclado em moeda para apoio às causas sociais.