Notícias

Rafaela Silva brilha e é campeã Pan-americana

Judoca rubro-negra conquista o ouro em casa e faz alegria da Nação

Por - em

Rafaela Silva mostrou mais uma vez porque ela é a BRABA!  A judoca rubro-negra teve uma campanha arrasadora no Campeonato Pan-Americano e da Oceania de Judô, realizado no Rio de Janeiro (RJ), e conquistou a medalha de ouro ao vencer Christa Deguchi, atual campeã mundial e número um do mundo da categoria até 57kg. Assim, ela completou a trinca de conquistas na Cidade Maravilhosa: sagrou-se campeã mundial, olímpica e continental.

"Me sinto muito privilegiada de conquistar os principais títulos do judô dentro da minha casa, no Rio de Janeiro. A torcida nunca decepciona. Às vezes, como hoje, a luta está dura, mas com essa torcida não tem como a gente desistir. Vim aqui focada e esses pontos são muito importantes para a corrida olímpica. Estou feliz com o meu desempenho e vou continuar trabalhando duro para buscar mais uma medalha em Paris 2024", disse Rafaela Silva.

Dois dias depois de completar 32 anos e com a presença maciça de amigos e familiares, Rafa conquistou seu terceiro título internacional em sua cidade natal. Ela repetiu as conquistas do Mundial de Judô de 2013 e dos Jogos Olímpicos Rio-2016, quando também foi medalhista de ouro.

“Foi meu melhor presente. Passei meu aniversário chupando gelo, mas hoje com essa medalha de ouro no peito, tudo valeu a pena”, completou.

Campanha
Rafaela precisou de menos de 30 segundos acumulados para vencer suas duas primeiras lutas nesta edição do Pan-Oceânico.

Estreando de forma direta nas quartas de final, ela superou a peruana Marian Flores em 15 segundos e, em seguida, na semi, ganhou da norte-americana Mariah Holguin em 12 segundos.

A final, no entanto, foi mais dura. Precisou lutar cinco minutos de golden score contra a canadense Christa Deguchi, até ganhar nos shidôs, levando o público presente ao delírio.