Notícias

Atletas rubro-negros realizam apresentação com jovens do Inspara

Instituto Inspiração Paradesportiva recebe pessoas com deficiência para incentivar a prática do Nado Artístico

Por - em
Os atletas do nado artístico rubro-negro estão engajados em projetos que buscam a inclusão de pessoas com deficiência no esporte. Na última sexta-feira (29), o SESC Pinheiros, em São Paulo, recebeu o 3º Simpósio Internacional de Nado Artístico para pessoas com necessidades especiais. No evento, a Seleção Brasileira da modalidade, que conta com oito atletas do Mais Querido, realizou uma apresentação ao lado de atletas do Instituto Inspiração Paradesportiva (Inspara).

O Inspara, que fica localizado na Vila Guarani, em Santos, tem como missão promover a saúde e a autoestima rumo a uma sociedade que respeita a diversidade por meio do nado artístico para pessoas com deficiência. No Brasil, é a primeira organização que surgiu para incentivar e promover a participação desses jovens no esporte.



Giovana Stephan, atleta do Mais Querido, contou como foi participar novamente desse evento que promove a inclusão social.

“Sobre o Inspara, tenho um enorme carinho. Eu e o Renan Alcântara (atleta rubro-negro) conhecemos o instituto em 2016, quando eles ainda estavam começando o projeto. Participamos do 2º Simpósio Internacional de Nado Artístico para jovens com deficiência e, desde então, acompanhamos cada passo que eles estão dando. Esse ano não foi diferente, fizemos uma apresentação que foi bastante elogiada pela beleza da coreografia. Levar um pouco de alegria a essas pessoas não tem preço”, disse a atleta.

Giovana falou também sobre a emoção em poder contribuir de alguma forma com o projeto.

“É muito gratificante e emocionante ver os meninos e meninas praticando o nado artístico, que é uma modalidade muito bonita de assistir. Esses jovens nos transmitem carinho, alegria e leveza em viver a vida, mostrando como o esporte é capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, encerrou Giovana.

De volta ao Rio de Janeiro, os atletas que compõem a Seleção Brasileira se preparam para a disputa do Campeonato Sul-Americano, em outubro. Pelo clube, a equipe de nado artístico treina para o Campeonato Brasileiro da modalidade, entre os dias 5 e 9 de dezembro.


As equipes de nado artístico do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Banco Bonsucesso, Furnas, Estácio, LafargeHolcim/Cimento Mauá, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio da Confederação Brasileira de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.