Notícias

Quatorze atletas do Mengão se classificam para a Seleção Brasileira de Nado Artístico

No feminino, o Flamengo ficou com 1ª e 2ª colocações em todas as categorias na Seletiva Nacional

Por - em
Todos os anos o nado artístico do Flamengo é o maior fornecedor de atletas para a Seleção Brasileira da modalidade. Em 2020, apesar da Seletiva Nacional ser realizada em formato diferente, com apresentações gravadas e julgadas virtualmente, o resultado foi o mesmo. Quatorze rubro-negros brilharam e conquistaram a classificação para integrar as equipes que defenderão o Brasil em competições internacionais em 2021. Na categoria Sênior Feminino, domínio rubro-negro com as cinco primeiras colocações da seletiva ficando com o Mais Querido, enquanto 1ª e 2ª colocadas, tanto na Junior quanto na Juvenil, também foram do Mengão.

Na ordem, Maria Clara Lobo, Gabriela Regly, Jullia Catharino, Vitoria Casale, Jaddy Milla e Luzia Galvez irão integrar a equipe principal do país e se juntam à Laura Miccuci, já classificada para o dueto olímpico, que tenta vaga nos Jogos de Tóquio 2021. Jullia, Jaddy e Luzia farão parte também do grupo da categoria Junior, assim como Manuela Menezes e Maria Luiza Fonseca. No Juvenil, Ana Clara Almeida, Giovana Faria e Beatriz Amorim serão as representantes do Mais Querido, enquanto Bernardo Santos e João Victor Bouças, no masculino, farão parte dos grupos Sênior e Junior, respectivamente.

Bernardo é, hoje, um dos principais atletas da modalidade no país em um esporte dominado pelas mulheres, cujo naipe masculino começa a se desenvolver e ganhar espaço. Com o sonho de disputar o Campeonato Mundial, o rubro-negro falou sobre as dificuldades enfrentadas ao longo da temporada e comemorou a convocação.

“Gratidão, força e raça foram as palavras que me motivaram em meio a tantas diversidades impostas esse ano. Foi extremamente incrível, após a volta aos treinos, em tão pouco tempo ter conseguido bons resultados e a honra de mais um ano consecutivo ser convocado para a Seleção Brasileira. Sei que sem a ajuda e o apoio da comissão técnica do clube ao meu lado nada disso seria possível, por isso, agradeço a todos eles e também a mim mesmo por ter tido força e raça de acreditar que daria tudo certo. Foi sofrido, mas no final deu”, disse o atleta.

Para Gabi Regly, que defende o país desde 2013, quando tinha apenas 13 anos, o resultado mostra o excelente trabalho realizado mesmo diante das incertezas geradas pelo cenário de pandemia enfrentado desde março.

“Estou realizada com mais uma convocação para a Seleção Brasileira, não foi um ano fácil, mas conseguimos superar todas as dificuldades e o resultado tá aí. O Flamengo em geral foi muito bem na competição, está muito bem representado em todas as categorias! Para nós é sempre muito gratificante poder defender o nosso país ao redor do mundo, estou muito feliz”, disse a nadadora.

Na última semana, os atletas do Mengão brilharam também no Campeonato Brasileiro Virtual de Categorias, da CBDA. Foram sete medalhas no total para o FlaNado, sendo três ouros, três pratas e um bronze. 

Sênior
1º- Maria Clara Lobo
2º- Gabriela Regly
3º- Jullia Catharino
4º- Vitoria Casale
5º- Jaddy Milla
9º- Luzia Galvez

Junior
1º- Jullia Catharino
2º- Jaddy Milla
4º- Luzia Galvez
9º- Manuela Menezes
11º- Maria Luiza Fonseca

Juvenil
1º- Ana Clara Almeida
2º- Giovana Faria
6º- Beatriz Amorim

Junior Masculino
2º- João Victor Bouças

Sênior Masculino
2º- Bernardo Santos

As equipes de nado artístico do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Banco Bonsucesso, Furnas, Estácio, LafargeHolcim/Cimento Mauá, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio da Confederação Brasileira de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.