Notícias

Cesar Cielo disputa o Paris Open

Campeão olímpico visa o Pan-Pacific de Natação

Por - em

Neste final de semana, o campeão olímpico e mundial e atleta do Clube de Regatas do Flamengo,  Cesar Cielo competirá  o 4º Paris Open de Natação, onde terá que enfrentar um duelo com o americano Michael Phelps, multicampeão olímpico, confirmado na prova dos 100m livre. Além de Phelps, Cielo irá encarar os franceses Fred Bousquet e Alain Bernard.

\

Cielo, de 23 anos, não quer perder dos principais rivais da atualidade, mas sua prioridade é a preparação para o Pan-Pacífico de Natação de Irvine, em agosto. Por isso, planeja fazer "provas técnicas", sem erros da largada à chegada, tanto nos 50 metros quanto nos 100 metros livre.

\


"Vou nadar aqui em Paris buscando fazer provas técnicas numa competição de alto nível - quero avaliar os fundamentos. Não quero ser muito afobado nos 50 metros, por exemplo, quero atingir o limite nos 100 metros sem chegar fatigado", disse Cielo. "O Paris Open é um teste em altíssimo nível para o Pan-Pacífico. Com os franceses, a prova fica no nível de Mundial, eleva a adrenalina. Sigo pensando em nadar para 21 segundos os 50m e para 48 segundos os 100", observou o nadador do Flamengo, que compete nos 100 m livre no sábado (26/6) - com finais a partir das 12 horas (horário de Brasília). A decisão dos 50 m livre será no domingo (27/6).

\

O site do Paris Open fala em duelo entre o americano Michael Phelps, que não nada na França desde 2001, dono de 16 medalhas olímpicas e 22 títulos mundiais, e o francês Alain Bernard, campeão olímpico dos 100m livre nos Jogos de Pequim/2008 e vice-campeão no Mundial de Roma/2009. Mas a disputa dos 100m livre terá também o brasileiro Cesar Cielo, medalhista de bronze nos Jogos de Pequim e campeão no Mundial de Roma, com novo recorde mundial (46s91). Em 2010, Bernard já nadou a distância em 48s23 e Cielo, em 48s63 - Phelps não tem marca na temporada.

\

"Não vejo o Paris Open como um duelo com o Phelps. Nem com o Bernard. Ele está treinando para o Europeu e eu para o Pan-Pacífico. O duelo vai ficar para o Mundial de Piscina Longa, no ano que vem. É claro que é importante ganhar e eu quero ganhar", disse Cielo, que não nada contra o francês desde o Mundial de Roma. "Ainda estou meio pesado dos treinamentos. Vou estar um pouco mais descansado no seccional da Geórgia, em julho, mas vou estar pronto mesmo em agosto", observou.