Notícias

Cesar Cielo vence 100m livre com índice para Mundial

O velocista já soma quatro ouros para o Flamengo no José Finkel; neste sábado, último dia de provas, nada a final dos 50m borboleta e o revezamento 4x100m medley

Por - em
O velocista Cesar Cielo levou mais uma medalha de ouro para o Flamengo no Troféu José Finkel, nos 100m livre, com 45s91 - o tempo é índice para o Mundial de Istambul, em dezembro. Cielo chegou bem perto do seu recorde sul-americano da prova (45s74), mas nadou bem abaixo do índice (46s99) para o Mundial. Dividiu o pódio com o companheiro de Flamengo Nicholas dos Santos (47s32) e com Nicolas Oliveira (47s36), do Minas Tênis, clube que disputa a liderança do Troféu ponto a ponto com o Rubro-Negro. 

Cielo voltou à piscina pouco depois de nadar e ganhar os 100m livre, desta vez para se classificar para a final dos 50m borboleta, com 23s95, quinto tempo das eliminatórias. Minutos depois ainda fechou e venceu o revezamento 4x100m livre,com os companheiros João De Lucca, Nicholas dos Santos e Thiago Sickert, em 3min10s52. O Pinheiros ficou em segundo (3min12s84) e o Corinthians em terceiro (3min13s42). 

"Nossa, o recorde sul-americano bateu na trave. A prova foi melhor do que eu estava esperando para o dia. Imaginei nadar na casa dos 46s baixo. A piscina faz muita onda, muita marola, e isso atrapalhou um pouco. Queria ter batido o recorde para o Flamengo marcar mais pontos, mas os outros dois da equipe foram bem, Nicholas dos Santos e João De Lucca. Foi uma surpresa boa esse tempo nos 100m. Com esse tempo, entro com ambição diferente para a próxima temporada de piscina curta", disse Cielo.

Cielo explicou que nadou os 50m borboleta de sunga porque não teria tempo para 'soltar' antes do revezamento 4x100m livre. "Não tive tempo de colocar a bermuda. Mas era uma semifinal. Se fosse uma final, com certeza teria entrado com a bermuda para tirar o melhor. Vamos ver se eu consigo segurar o Nicholas amanhã e bater o recorde do campeonato", disse Cielo, que nada a final dos 50m borboleta neste sábado (25.08), último dia de competições no Sesi Vila Leopoldina, a partir das 18 horas (com SporTV 2). O velocista também disputará o revezamento 4x100m medley com o Flamengo.

O Flamengo ainda fechou a quinta etapa do José Finkel igualando o recorde do campeonato no 4x100m livre, o que, no entanto, não valeu pontuação extra para o clube. Cielo lamentou. "Eu peguei um pouco de marola, mas já caí na água com dor na perna", disse, referindo-se ao número de vezes que nadou na etapa. "Miramos o recorde, mas acho que miramos muito em cima. Poderia ter sido um centésimo melhor. Talvez uma troca melhor fizesse diferença, mas é isso aí. O Flamengo teve uma sessão muito boa. É fazer de tudo para ir bem no último dia e garantir o título do Finkel."

Cesar Cielo já ganhou dois ouros em provas individuais (50m e 100m livre) e dois com os revezamentos (4x50m e 4x100m livre).