Notícias

Cesar Cielo volta ao Foro Itálico de Roma

Velocista, que ganhou dois ouros e bateu o recorde mundial na mesma piscina, nada o Trofeo Settecolli, última competição antes da Olimpíada

Por - em
O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo disputa o 49º Trofeo Settecolli, de quinta-feira a sábado (14 a 16.06), na piscina do Foro Itálico, em Roma (ITA), local em que foi campeão mundial em 2009 (nos 50m e 100m livre) e ainda estabeleceu novo recorde mundial nos 100m livre (46s91). Cielo, nadador do Flamengo, volta à piscina em que foi chamado de Imperador para o último teste antes dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho a 12 de agosto. A Federação Italiana de Natação anunciou a participação de 600 nadadores de 130 clubes e 39 países neste que será um pré-teste olímpico.

Cielo vai nadar os 50m livre, prova que tem o também brasileiro Bruno Fratus e ainda os franceses Florent Manaudou e Fabien Gilot e o italiano Luca Dotto. Cielo lidera o ranking de 2012 com 21s38, melhor tempo da carreira na era pós-maiô, feito em maio, no Troféu Maria Lenk. A disputa dos 50m livre masculino está no programa de provas desta quinta-feira (14/6), que tem eliminatórias a partir das 4 horas e final a partir das 12 horas (horários de Brasília).

Nos 100m, com eliminatórias e final no sábado (16.06), Cielo vai encontrar os franceses Fabien Gilot e William Meynard, os italianos Filippo Magnini e Luca Dotto, o holandês Sebastian Verschuren e o cubano Hanser Garcia. Cielo tem como melhor marca os 48s28, tempo obtido no Troféu Maria Lenk, em maio, correspondente à sexta marca do mundo este ano.

Mas Cielo, de 25 anos, nascido em Santa Bárbara D'Oeste, não se preocupa com os bons adversários com quem vai cruzar e sim com o que pode fazer, mesmo não estando ainda "polido e raspado", condições que só terá em Londres. 

Cielo disse que sua expectativa para a competição de Roma é fazer resultados rápidos. "Não os melhores da temporada, mas os melhores da fase de treinamento dentro da temporada. Também quero fazer boas provas tecnicamente e já pensar em táticas. E estou voltando ao Foro Itálico, local de tantas coisas boas", disse. 

Foi na piscina em que será realizado o Settecolli que Cielo ganhou duas medalhas de ouro no Mundial de Roma, em 2009, nos 50m livre e nos 100m livre, esta com recorde mundial (46s91). Quando informaram a participação do brasileiro na competição, os jornais italianos anunciaram "a volta do imperador Cesar ao Foro Itálico". "Também escolhi nadar o Settecolli, em vez das duas etapas do Mare Nostrum, pelas condições da piscina. Apesar de não estar polido e raspado, terei todas as condições de que preciso em termos de piscina para fazer resultados."

"O Cesar tinha de fazer uma competição para dar uma avaliada na atual fase de preparação. Esta foi uma data boa para nós. Ele não está a 100%, mas numa etapa boa para competir. Acho que pode nadar bem, já vai estar mais competitivo", disse o técnico Alberto Silva, o Albertinho, fazendo uma avaliação positiva do camping no Crystal Palace, o segundo que Cielo faz. "É o local em que vamos ficar antes dos Jogos e o local em que vamos treinar."

"Nós escolhemos fazer mais um camping no Crystal Palace por já conhecer o local. Gostamos muito de estar lá no ano passado e ficamos contentes com a estrutura que o COB montou para os Jogos", afirmou Cielo, que em Roma terá a companhia de integrantes da seleção brasileira e companheiros de clube, que também fizeram o camping da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos no Crystal Palace, de 5 a 12 de junho: Tales Cerdeira, Henrique Barbosa, Leonardo de Deus e Nicholas Santos. O grupo tem Alberto Silva, do PRO-16, como técnico e Ricardo Moura, da CBDA, como chefe de delegação.