Notícias

Cielo conquista o primeiro ouro no Finkel

Mireia Belmonte confirma favoritismo e leva o ouro nos 400m medley e Flamengo faz dobradinha nos 50m livre

Por - em

Mais um dia de medalhas para a equipe de natação do Flamengo que está disputando o 40º Troféu José Finkel de Natação, e que acontece até domingo (04.09), no Parque Aquático do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG). O campeão olímpico, bicampeão e recordista mundial Cesar Cielo garantiu sua primeira medalha de ouro nos 50m livre ao fazer o percurso em 21s97. Nicholas Santos assegurou o segundo lugar, com 22s28, fazendo dobradinha rubro-negra no pódio.

\

"Foi uma prova boa e o tempo melhor do que eu esperava para as minhas atuais condições. Vou focar no Pan, tentar manter a forma e ver se consigo repetir ou chegar perto dos tempos do Mundial lá em Guadalajara", disse Cielo, que exaltou a presença do companheiro Nicholas Santos no pódio. "Ele é perigoso sim, fez um tempo bom, nadou para 22s2. Também gostei do meu tempo. Acho que num clima de competição com grande adrenalina e mais descansado dá para melhorar. No Pan, essa adrenalina vai aparecer e acho que posso nadar bem perto dos tempos do tempo do Mundial (21s52 foi a marca da medalha de ouro em Xangai)".

\

"A gente vai tentar baixar os tempos para o Pan. Tenho uma relação muito boa com ele, dos meus adversários é com ele que tenho a melhor relação. A gente se ajuda. Se você tem medo de ajudar alguém, já perdeu. Não nadei de sunga hoje para não passar a impressão de que não estou em busca de vencer, de somar pontos para o Flamengo. Por respeito à competição, deixei a sunga de lado. Minha mãe mandou eu nadar de bermuda", comentou Cielo.

\

O primeiro ouro do dia veio pela espanhola Mireia Belmonte, que dominou a disputa final dos 400m medley. Ela fez o tempo de 4m51s63 e levou o Flamengo ao lugar mais alto do pódio.  "Nadei as duas provas o melhor que pude, mas me encontrei mais nos 400m medley. Gosto muito de nadar no Brasil, sobretudo no Flamengo, que é uma grande equipe. Adoro a cidade do Rio e considero a mais bonita do mundo", disse Mireia, que não conseguiu um bom resultado na final dos 200m livre e ficou em quinto lugar, com o tempo de 2m04s35. André Schultz foi o representante da final masculina dos 200m livre. O rubro-negro também não teve uma boa atuação e acabou em sexto lugar, com 1m52s49 de prova.

\

Leonardo de Deus foi o rubro-negro melhor colocado na semifinal dos 100m borboleta. Com o tempo de 54s44, Leo ficou em quarto lugar em sua série, mas ficou como o primeiro reserva da final de amanhã.  Com 1m02s36, Carolina Athayde está garantida na versão feminina da final dos 100m borboleta.

\

Na disputa da fase semifinal dos 100m peito, Henrique Barbosa (1m02s48) e Tales Cerdeira (1m02s53) estão classificados e são esperança de medalhas para a final de amanhã. Thiago Parravicini, que fez o tempo de 1m04s04, está como o primeiro reserva, e Gabriel Silva, com 1m05s71, o sétimo.

\

Com os resultados obtidos hoje, o Clube de Regatas do Flamengo se manteve em terceiro lugar na classificação geral, com 341 pontos. Minas e Corinthians vêm em primeiro e segundo, respectivamente, com 657 e 545 pontos.