Notícias

Cielo fecha Finkel com mais duas medalhas para o Flamengo

O medalhista olímpico foi escolhido o melhor índice técnico da competição; agora está oficialmente em férias por algumas semanas

Por - em
O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo fechou o Troféu José Finkel com medalha de prata nos 50m borboleta (22s40), prova vencida por Nicholas dos Santos (22s22), seu companheiro de Flamengo e de treinamento no Projeto Rumo ao Ouro em 2016 (PRO 16). Kaio Márcio de Almeida ficou com a medalha de bronze (22s94). Cesar Cielo ainda fechou o revezamento 4x100m medley para levar o ouro pelo Flamengo, com os companheiros de PRO 16 Leonardo de Deus (costas), Henrique Barbosa (peito) e Nicholas Santos (borboleta).

Na competição, Cesar Cielo venceu os 50m e 100m livre, suas provas individuais. Levou mais três ouros com os revezamentos do Flamengo - 4x50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley - e foi prata nos 50m borboleta. Cielo ainda ficou com o troféu pelo melhor índice técnico masculino, ao lado da australiana Marieke Gueher, que levou o índice no feminino. O Minas Tênis venceu o Troféu José Finkel com 2.333,50, numa disputa prova a prova com o Flamengo, que ficou apenas 19 pontos atrás (2.314,50). O Corinthians foi o terceiro (1.843).

Sobre os 50m borboleta, observou que os 22s40 foram sua melhor marca pessoal em piscina curta. "Comparando com piscina longa, acho que ainda dá para fazer mais baixo, mas a maratona de ontem não foi fácil, não", disse, referindo-se ao fato de ter nadado as eliminatórias e semifinais dos 50m borboleta, a final dos 100mlivre e o revezamento 4x100m, na etapa de sexta-feira à noite.

"Acordei bem cansado hoje. A disposição vai diminuindo, a explosão vai ficando mais comprometida e sabia que essa prova seria muito difícil com o Nicholas (dos Santos) na piscina. Ele sabe virar muito bem na piscina curta e essa é uma coisa que eu passo em branco no meu treinamento, a virada com as duas mãos. É bom saber que o meu companheiro de treino é o melhor velocista do Brasil nessa prova."

"Férias... Agora chegaram, finalmente! Vamos dar um tempinho da piscina antes de começar a pensar nas próximas competições. Vou ver se eu viajo para algum lugar, para descansar bastante a cabeça mesmo, sentir falta da piscina, coisa que agora está longe de ser a realidade. Voltar a buscar a vontade. Sair um pouco da rotina que é o mais maçante de tudo. Descansar a cabeça", disse Cielo, que fez índice para os 50m e os 100m livre para o Mundial de Piscina Curta, em Istambul, em dezembro, mas ainda não sabe se disputará a competição.