Notícias

Fla brilha no Sul-Americano juvenil de natação

Em competição realizada no Peru, rubro-negros voltaram repletos de medalhas

Por - em
Depois de 15 dias em Lima, no Peru, onde participou do Campeonato Sul-Americano Juvenil, a natação rubro-negra está em festa.  Seja no nado sincronizado, no pólo aquático ou na natação, os jovens atletas do clube da Gávea mostraram que têm talento conquistando medalhas para o clube. O evento aconteceu no Complexo Esportivo Campo de Marte, na capital peruana. Mesmo local onde será disputado o Mundial da categoria, em agosto.

No nado sincronizado Maria Clara Lobo e Beatriz Regly garantiram duas medalhas de ouro. Uma no dueto e outra por equipe na categoria juvenil A.

Maria Clara Lobo tem o DNA do nado sincronizado, pois é neta de Ana Maria Lobo – medalhista de bronze no Pan de 1963, em São Paulo, e árbitra internacional – e filha de Cristiana Lobo, atleta do dueto olímpico brasileiro nos Jogos de Barcelona/1992 e sete vezes campeã sul-americana.

" No início, isto me influenciou, mas, desde pequena, sempre gostei de ir às competições com minha avó e entrei no esporte por gostar", disse Maria Clara, de apenas 12 anos.

Na categoria juvenil B, Jessica Nootel também conquistou duas medalhas de ouro (dueto e equipe). Já Aline Vieira voltou para casa com duas medalhas de ouro, uma por equipe e a outra de figuras.

No Polo Aquático o Flamengo tinha três atletas na equipe campeã. O Brasil conquistou mais uma vez o título com uma vitória soberana sobre a Venezuela por 16 a 3 (BRA 5 X 1 VEN/ 5 X 2/1 X 0/5 X 0). Os jogadores do Fla eram Bernardo Prodan, goleiro de 16 anos, Bernardo Orneto – capitão do time, e Felipe Martins.  A categoria jogada em Lima foi a de junior (Sub-18).

Na natação mais três medalhas de prata. No masculino, Lauro Wilson Cabral Filho, de 17 anos, foi o segundo melhor nos 100m (56s07) e 200m (2m07s15) borboleta. E no feminino, Carolina Farias de apenas 15 anos, ficou com a prata nos 800m livre com o tempo de 9m21s08.

Vale destacar também o bom desempenho da equipe junior feminina de nado sincronizado. No France Open e no German Open, competições que servem como preparação para os Jogos Pan-Americanos e também para o Mundial de Xangai, a equipe rubro-negra também garantiu bons resultados.

No German Open, Giovanna Stephan, Lorena Mohenes, Josiane Martins, Eduarda Werneck, Michele Frota, Daniela Figueiredo e Gabriela Figueiredo ficaram em oitavo na rotina livre e em sexto na rotina curta, terminando em oitavo lugar na classificação geral.

Já no France Open, as mesmas atletas terminaram na quarta colocação na classificação geral.