Libras

Notícias

Flamengo é campeão do Estadual de Inverno de natação

Cesar Cielo se despede do Julio Delamare com três índices técnicos e quatro medalhas de ouro

Por - em
Após três dias de disputas intensas no Parque Aquático Julio Delamare, complexo esportivo do Maracanã, o Flamengo conquistou o título de campeão do Campeonato Estadual de Natação de Inverno, na noite desse sábado (11.06), com um total de 2.441 pontos no Sênior e, 3.281 no Junior. Cesar Cielo, a grande estrela da natação rubro-negra, foi responsável por quatro medalhas de ouro e três índices técnicos, além de levar o troféu eficiência da competição.  Os demais nadadores rubro-negros também asseguram seus índices. O resultado deixou a vice-presidente de esportes olímpicos, Cristina Callou, e a comissão técnica, que tem o comando de Marco Veiga, muito felizes.

Cesar Cielo confirmou seu favoritismo nos 50m livre ao ser o mais rápido e bater recorde de campeonato ao fazer a marca de 22s28. Ele foi seguido por Nicholas Santos (22s52) e Henrique Rodrigues (23s50), que completaram o pódio rubro-negro, respectivamente.

"Essa competição foi mais descontraída, deu para treinar mais sério. A pressão não é tão forte. O tempo não ajudou, fez muito frio hoje e isso compromete o rendimento na água. O clima da competição foi bem legal e foi bom sair um pouco da rotina", disse Cielo, que agora foca o Aberto de Paris e o Mundial de Xangai. Cielo encerrou sua participação no Estadual com um total de quatro medalhas de ouro (50m borboleta, revezamento 4x50m medley, 50m livre e 100m livre) e levou o troféu eficiência nas provas de 50m borboleta, 50m livre e 100m livre.

No Junior 1, Douglas Trigo foi o único atleta do Flamengo a subir ao pódio. O rubro-negro conquistou a medalha de prata nos 50m livre. Dobradinha no Junior 2, com Bernardo Novaes (ouro) e Pedro Domingos (prata). Na versão feminina, Julia Araujo garantiu o bronze no Junior 1, Giuliana Gigliotti e Thatiane Quirino ficaram com o ouro e o bronze, no Junior 2. O Flamengo também fez dobradinha no sênior, com Danielle Obadia (ouro) e Renata Cabral (prata).

O clube da Gávea dominou as disputas dos 200m borboleta e subiu ao pódio no Junior 1, com Ana Carolina Almeida (prata) e Barbara Schorchit (bronze); e no Junior 2, com Juliana Kagami (ouro) e Luiza Braga (prata). A mesma formação se repetiu no sênior, com Marianna Terto (ouro) e Carolina Athayde (prata). No masculino, Lauro Wilson Cabral assegurou o ouro no Junior 2 ao bater recorde de campeonato, com 2m06s71. Ele teve a companhia de Luiz Henrique Cremonez, que ficou com o bronze (2m10s45).

Leonardo de Deus também confirmou seu favoritismo e fechou os 200m borboleta em primeiro lugar, com o tempo de 2m00s47. O rubro-negro ainda garantiu índice técnico nas provas de 200m costas, 100m e 200m borboleta e 100m costas.

O Flamengo conquistou quatro medalhas na disputa dos 50m peito feminino, com o bom desempenho de Anna Luisa Pannain (Junior 1 – prata), Gabriela Fonseca (Junior 1 – bronze), Fernanda da Silva (Junior 2 – bronze) e Marcia Barroso (Sênior – prata). Os melhores resultados vieram no masculino, com Luiz Lima Neto (Junior 1 – prata), Gabriel Silva (Junior 2 – ouro), Pedro Ferrer (Junior 2 – prata) e Thiago Parravicini (Sênior – prata).

Nos 400m livre, mais vitórias para o Flamengo. Monique Ferreira conquistou a medalha de ouro e o troféu eficiência, além de três índices técnicos, e Isabella Massari, do Junior 2, garantiu o bronze. Os meninos também fizeram bonito e asseguraram três medalhas, com Douglas Trigo (Junior 1 – bronze), Armando Negreiros (ouro) e André Schultz (prata), do Sênior.

Mais uma vez, os revezamentos foram dominados pelos rubro-negros que venceram em todas as classes: feminino (Junior e Sênior) e masculino (Junior e Sênior). O quarteto formado por Henrique Rodrigues (costas), Thiago Parravicini (peito), Leonardo de Deus (borboleta) e João de Lucca (livre), os representantes do sênior, honrou as cores do Rubro-Negro ao fazer o tempo de 3m52s25 e superar os principais adversários, Fluminense (4m00s56) e Botafogo (4m10s01).

Confira o resultado final de acordo com cada classe:

Junior:
1º: Flamengo, 3.281 pontos
2º: Botafogo, 2.736
3º: Fluminense, 2.590,5

Sênior:
1º: Flamengo, 2.441
2º: Fluminense, 1.361
3º: Botafogo, 808