Notícias

Obrigado, João De Lucca! Nadador se despede das piscinas

Ex-atleta rubro-negro inicia carreira como treinador em equipe dos Estados Unidos

Por - em
O nadador rubro-negro João De Lucca anunciou nesta sexta-feira (11) sua despedida das piscinas. Recordista brasileiro, sul-americano e mundial, o atleta participou dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e Londres 2012.

Em sua terceira passagem pelo Mais Querido, De Lucca retornou ao clube em janeiro deste ano e tinha contrato até setembro, após as Olimpíadas. Com o adiamento dos Jogos por conta da pandemia da Covid-19, o nadador precisou rever seu planejamento e decidiu não renovar com o Rubro-Negro para se aposentar. Agora, João assume o papel de treinador em uma equipe da cidade de Louisville, Kentucky. O ex-atleta foi tricampeão da NCAA, a principal competição universitária dos Estados Unidos, pela Universidade de Louisville.

“Agradeço por tudo que o esporte me proporcionou e, além disso, a pessoa que me tornei ao longo dessa jornada. Em um total de 24 anos de natação competitiva, aprendi muitas lições que irei levar para o resto da minha vida. Aprendi a ganhar e, mais importante, a perder, ter a humildade de reconhecer meus erros e a resiliência de tentar novamente. Através do esporte conheci pessoas incríveis ao redor do mundo, tive contato com culturas diferentes e consegui uma formação acadêmica que me preparou para o próximo passo da minha vida”, escreveu De Lucca. “Obrigado, Time Flamengo e Duda (Pereira) por acreditarem em mim mesmo quando muitos duvidaram (...). Estou muito animado para passar adiante tudo que o esporte me ensinou e ajudar as próximas gerações de nadadores a se tornarem mais rápidos e melhores cidadãos do mundo”.

Entre as principais conquistas na carreira, João De Lucca tem quatro medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos. Em Toronto 2015, nos 200 metros Livre, batendo o recorde sul-americano; no revezamento 4x200m Livre e no revezamento 4×100m Livre, sendo recordista da competição nas três provas. Em Lima 2019, mais um recorde e ouro nos 4×200m Livre, além de uma prata nos 4x100m Livre Misto.

As equipes de natação do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Furnas e Rede D’or – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.