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Dirigentes recebem embaixadores no Encontro Anual das Embaixadas da Nação

Clube apresenta novo projeto para os torcedores de fora do Rio de Janeiro além de promover conversa sobre CT, Arena, Maracanã e muito mais

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Este domingo foi de festa e confraternização de grandes rubro-negros na Gávea. Mais de 900 pessoas encheram a sede social do clube para o Encontro Anual das Embaixadas da Nação. Pela manhã, o evento começou no auditório Rogerio Steinberg, com a presença do presidente Eduardo Bandeira de Mello, do vice-presidente Mauricio Gomes de Mattos, do diretor-geral Fred Luz, do vice-presidente de Patrimônio, Alexandre Wrobel, do vice-presidente jurídico Flávio Willeman, e do gerente de Marketing André Monnerat.

"Todo ano temos esse nosso encontro e para nós da diretoria do Flamengo é mais que um prazer, e um privilégio é uma obrigação estreitar nossa relação com as embaixadas que são nossos elos para nos aproximar dos 40 milhões de torcedores que temos pelo Brasil. Esse trabalho que vocês fazem é de quem é rubro-negro de coração mesmo. Isso vai se intensificar ainda mais com o que estamos preparando para vocês", disse Bandeira de Mello.

Depois do mandatário, Monnerat apresentou o novo projeto do Marketing do Mais Querido para as embaixadas.

"Obrigado por estarem aqui para comemorar com a gente esse orgulho de ser rubro-negro e esse trabalho tão bacana que vocês fazem de fazer o Flamengo maior em todo Brasil. A partir de agora vamos começar a sentir uma maior aproximação com vocês e saber como o clube pode ajudar o que vocês fazem e o que vocês podem fazer pelo clube", disse o gerente, que enumerou os objetivos do projeto: expandir as embaixadas de forma organizada, utilizá-las de maneira efetiva para divulgar marca e valores do Flamengo e transformá-las em fomentadoras de adesões ao Programa Nação Rubro-Negra e organizadora de eventos capazes de atendê-los e gerar novos negócios.

"Temos um desafio que a maioria dos clubes do Brasil não tem: criar vantagens para os torcedores de fora do Rio, de longe do estádio. E vocês têm um papel importante para trazer mais sócios-torcedores e no fim ajudar a bola a entrar no gol", disse.

A ideia é que as Embaixadas sigam promovendo reuniões regulares para assistir aos jogos do Flamengo, de preferência em lugares fixos, atuando em prol de campanhas institucionais e solidárias e na captação de patrocinadores e parceiros locais e até na identificação de talentos para as categorias de base. Os próximos passos serão a criação de um novo site para as Embaixadas, dos Consulados - um passo antes de ser Embaixada, para que o interessado mostre suas ideias, informações e ações, entenda e ponha em prática as condições do clube e aí sim se candidatar a embaixador -, de cartão-ingresso de sócio-torcedor personalizado com a logomarca da Embaixada e novas formas de parceria.

Hoje, são 1.667 cadastros e 393 sócios-torcedores (0,5% da base total do Nação Rubro-Negra), número com potencial para aumentar ainda mais. A Fla-BH é a que tem mais socios-torcedores, com 56. O mesmo censo fez um perfil dos membros da Embaixadas, com questões sobre frequência nos estádios, TV por assinatura, pay-per-view, compra de camisas oficiais - perguntas relacionadas aos parceiros comerciais do clube, essenciais para estreitar as ações.

"Aqui temos Maracanã, Gávea, atletas próximos. No estado de vocês, só o amor. Vocês são os representantes da Nação em todo Brasil e queremos estar mais juntos. Tenho certeza de que vamos trabalhar mais na captação de atletas e sócios-torcedores. Algumas embaixadas têm já o marco de terem levado jogadores para nosso futebol. É importantíssimo a presença de vocês observando talentos. Vocês são nossos olhos. Tudo já está alinhado com o futebol, que tem seu calendário de peneiras, em que o atleta será testado. A embaixada que trouxer jogadores para o Flamengo ganhará um diploma e a que mais tiver atletas aprovados ganhará um jogo de camisas autografado para ações de marketing. Este plano será desenvolvido", explicou o vice-presidente Mauricio Gomes de Mattos.

Os embaixadores presentes no auditório ainda tiveram uma espécia de "bate-papo de luxo" com os dirigentes, que passaram aos torcedores informações sobre seus departamentos no Flamengo e ficaram disponíveis para perguntas e sugestões.

Gestão e Maracanã
Após as considerações sobres as Embaixadas, o diretor-geral Fred Luz deu um panorama das finanças e do modelo de gestão do Rubro-Negro aos embaixadores.

"Quando essa gestão assumiu o Flamengo, não éramos um clube confiável. Os jogadores não queriam vir, os parceiros não queriam fazer negócios. Hoje, embora ainda tenha um dívida elevada, ela é pagável e tem um valor menor que o das receitas geradas pelo clube. Decidimos diminuir o ritmo do pagamento das dívidas bancárias para manter os investimentos necessários no clube, na equipe de futebol, e estamos colhendo frutos. É notória a evolução do Flamengo e não precisaremos desmontar nosso time ao final do ano. Estamos nos tornando uma entidade sólida. Subimos um degrau e dali só vamos subir. A diminuição do ritmo do pagamento não muda em absolutamente nada o nosso compromisso de diminuir nossa dívida ano após ano, com uma gestão responsável e profissional. Somos hoje um grupo multidisciplinar que acompanha cada etapa e tem metas objetivas a serem alcançadas, em cada departamento", disse, que também esclareceu a questão da licitação do Maracanã.

"Não é um equipamento fácil, demanda investimentos, tem um custo muito alto. Mas o Flamengo tem que ser protagonista neste processo. Qualquer empresa que assumir buscará seu lucro em cima das receitas do Flamengo. Nosso objetivo é gerar riqueza para investir em seu time, no relacionamento com seus torcedores, não enriquecer terceiras empresas. É claro que o clube terá necessidade de empresas parceiras, mas como prestadoras de serviço e não protagonista. Neste momento, esta é a discussão que temos com o Estado. Quem paga mais de 100 milhões de reais por ano em dívida tem capacidade de investir 150 milhões em um estádio. Não seria bom para o Maracanã nem para o Estado, mas o Flamengo não vai hesitar em tomar esse caminho, de construir um novo estádio, se necessário. Segundo o Estado, a licitação deve estar pronta em março de 2017", contou Fred Luz em primeira mão.

Patrimônio - entrega do CT e próximas realizações
Sobre o Centro de Treinamento, Alexandre Wrobel falou sobre a inauguração dos dois prédios do módulo profissional, em dezembro.

"Todos temos uma imagem de um Flamengo muito grande, mas quando estive no nosso CT em meados de 2010, tive um choque muito grande. Todo garoto que chegava ali tinha o mesmo choque de realidade. E hoje tenho a oportunidade de concluir a primeira etapa das reformas do Ninho, ainda que com atraso por nossas dificuldades financeiras. Agora daremos um grande presente a todos nós, em 13 de dezembro, no aniversário do Mundial, a entrega do módulo profissional, dois prédios, com 26 suítes, refeitório, auditório, sala de jogos, biblioteca, cozinha industrial, sala de imprensa, vestiários, parque aquático e a pavimentação. Vamos combinar datas para que as embaixadas possam visitar o CT. Em fevereiro de 2017 vamos dar início às obras do CT da base e até o final desta gestão queremos deixar uma cidade do futebol para o Flamengo. Sobre a Arena Mc Donald's, para vôlei, futsal e basquete, tudo indica que nos próximos 10 ou 15 dias tenhamos nossa licença expedida para a construção, com capital totalmente privado. Temos também a intenção de revitalizar o estádio da Gávea, temos um projeto, já foi dada a entrada na prefeitura. Imaginamos que no primeiro semestre do ano que vem tenhamos uma resposta sobre isso", afirmou Wrobel.

Flamengo nos tribunais
Flávio Willeman finalizou a conversa com os embaixadores dando o panorama do departamento jurídico rubro-negro.

"Há quatro anos estou à frente do Jurídico do Flamengo e este é o maior desafio profissional da minha vida. É sempre difícil aliar a técnica à paixão. Uma das exigências que fiz foi que o departamento fosse 100% profissional e isso foi nossa maior conquista. O único profissional (sem contar vice-presidentes, que também não recebem salário) não remunerado do Flamengo é o Michel Assef Filho, que faz questão de não receber. Confesso que imaginava dificuldades, mas não tanta. Revisamos todos os contratos, remodelamos e anulamos o que era necessário para o bem do clube. Conseguimos estabelecer uma estabilidade jurídica do Flamengo com a imensa redução do passivo trabalhista do clube. Não queremos ser beneficiados em nenhum momento. Só não queremos ser politicamente prejudicados. A paixão que corre nas veias de vocês também corre nas minhas e sempre estarei disponível para qualquer esclarecimento", concluiu Willeman.

Confraternização no Remo
Após a conversa com os dirigentes no auditório, os presentes participaram de um jogo de futebol comemorativo e, pela tarde, a sede náutica foi o palco para uma grande festa, com direito à feijoada, cerveja gelada e roda de samba.