Notícias

Em 10 de janeiro de 1904 nascia Lamartine Babo, autor do hino popular rubro-negro

"Lalá" compôs temas futebolísticos e marchinhas de carnaval que marcaram a história do Rio de Janeiro

Por - em
O dia 10 de janeiro é uma data especial para o povo carioca. Em 1904, nesse mesmo dia, nascia o músico e compositor Lamartine de Azeredo Babo.

As letras de "Lalá", como era popularmente conhecido, chamavam a atenção pela irreverência e pelo bom humor. À época, os carnavais no Rio de Janeiro tinham, dentre outras músicas, as famosas "O Teu Cabelo Não Nega", "A Marchinha do Grande Gal", "Linda Morena" e "Grau 10".

Além das diversas marchinhas que embalaram o carnaval da cidade, Lamartine foi o autor da música mais cantada pela maior torcida do Brasil nas arquibancadas do Maracanã: o hino popular do Flamengo.

Apesar de não ser o tema oficial do clube da Gávea, a canção caiu no gosto da Nação. Mesmo como um grande torcedor do América Football Club, o compositor captou perfeitamente o sentimento de ser rubro-negro e o transformou nos versos que, até os dias atuais, seguem sendo entoados pelas vozes de cada um dos apaixonados torcedores do Mais Querido.

"Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer" sintetiza em poucas palavras um amor indescritível.

O legado de Lamartine Babo está eternamente enraizado em três das grandes paixões do povo carioca: a música, o carnaval e o futebol.