Notícias

Conheça o time que vai representar o Flamengo no evento-teste

Oito dos 13 atletas da equipe vêm de projeto social do clube em comunidades do Rio de Janeiro

Por - em
De 25 a 29 de abril será realizado o evento-teste de polo aquático para os Jogos Olímpicos Rio-2016, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O Flamengo foi um dos clubes convidados a participar do torneio masculino Junior, que também contará com Botafogo, Fluminense e Tijuca Tênis Clube. O torneio é um evento para convidados, não aberto ao público em geral. A competição amistosa servirá para testar, entre outras coisas, arbitragem, cerimônia de premiação e placar. Serão dois jogos a cada noite, às 18h30 e 19h50 e, no último dia, haverá entrega de medalhas após as partidas.

Uma experiência especial como esta será certamente inesquecível para os jovens, como conta o treinador rubro-negro e ex-atleta George Chaia, que jogou por 15 anos na Seleção Brasileira e tem na bagagem campeonatos mundiais e Jogos Pan-americanos.

"Estamos todos bem motivados, contando os dias para poder cair na água e jogar na piscina de onde vão sair os próximos campeões dos Jogos. Será a primeira vez de meninos que saíram de suas comunidades jogando em uma piscina olímpica, onde os maiores ídolos da modalidade estarão em alguns meses", disse.

Oito dos 13 atletas do time chegaram à Gávea por um projeto social do clube, que contemplou as comunidades da Chácara do Céu, Rocinha, Pavão-Pavãozinho, Babilônia e Vidigal. "O que mais chama atenção com esse grupo é que, mesmo sendo de diferentes classes sociais e diferentes comunidades, eles são muito amigos e brincam muito entre eles. Somos uma 'flamília'", afirmou Chaia.

No ano passado, a equipe sub-17 de polo aquático conquistou, de forma invicta, com direito a Fla-Flu na decisão, a Copa Brasil Junior (foto). Para o evento-teste, a base deste time será mantida e contará com os campeões Alexandre Mendes e Lucas Silva, respectivamente goleiro menos vazado e artilheiro da competição, além de Marcos Vinicius, organizador do time e jogador titular da equipe Adulta do Flamengo.

Saiba mais sobre cada um dos atletas:

Alexandre Mendes - Goleiro e capitão do time - 17 anos - veio da comunidade Chácara do Céu
Felipe Carelli - Defensor - 15 anos - veio da Escola de Esportes
Patrick Torres - Defensor - 16 anos - veio da comunidade da Rocinha
Fabrício Sales - Atacante - 16 anos - veio da comunidade do Pavão Pavãozinho
Henrique Uchoa - Atacante - 16 anos - reforço que chegou ao Flamengo este ano
Lucas Silva - Pivô - 17 anos - veio da comunidade da Rocinha
Marcos Vinicius - Marcador - 16 anos - veio da comunidade da Babilônia
Leonardo Cruz - Marcador - 16 anos -  reforço que chegou ao Flamengo este ano
Davi Alves - Atacante - 16 anos - veio da comunidade da Rocinha
Caio Gustavo - atacante - 16 anos - veio da Escola de Esportes
Paulo Ricardo - atacante - 16 anos - veio da comunidade do Vidigal
Felipe Rocha - Atacante - 15 anos - veio da Escola de Esportes
Natanael Gomes - Goleiro - 16 anos - veio da comunidade da Rocinha

As equipes de polo aquático do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Banco Bonsucesso, Furnas, Estácio, LafargeHolcim/Cimento Mauá, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio da Confederação Brasileira de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. A reforma da piscina olímpica da Gávea conta com investimentos da Lafarge e Ambev via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte/Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude (ICMS), além de recursos provenientes da Lei Agnelo Piva/Confederação Brasileira de Clubes (CBC).