Notícias

Diretamente da Sérvia, João Fernandes é o novo reforço do polo aquático rubro-negro

Goleiro de 21 anos, que coleciona títulos pela Seleção Brasileira e na Europa, vai disputar o Troféu Brasil

Por - em

Tem novidade nas piscinas do Mengão! O goleiro João Fernandes, de 21 anos, é o mais novo reforço do Rubro-Negro para a disputa do Troféu Brasil de Polo Aquático, que será realizado entre os dias 3 e 8 de agosto, na Gávea. O jogador, que atua na Sérvia, tem grande experiência e coleciona títulos pela Seleção Brasileira e em campeonatos Europeus.


João se mudou para a Espanha aos 16 anos para jogar no Barceloneta, um dos principais clubes da Europa, onde ficou entre 2016 e julho de 2021, quando foi contratado pelo clube sérvio Novi Beograd. Em Barcelona, ele conquistou os principais títulos espanhóis nas categorias Sub-16 e Sub-18, diversos prêmios de melhor goleiro e de MVP. Pelo time adulto, ele foi bicampeão da Liga, da Copa do Rei e da Liga Catalã.


Com vasta experiência e grande currículo na Seleção Brasileira de base, João Fernandes coleciona também títulos na equipe adulta nacional. Ele é campeão sul-americano e da Copa UANA, e medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.


Natural de São Paulo, o rubro-negro chegou ao Rio de Janeiro na última segunda-feira (26) e já foi direto para a piscina realizar o primeiro treino com a equipe dirigida por George Chaia.


“Fui muito bem recebido por todas as pessoas daqui do clube, os funcionários, os atletas… Estou muito feliz de chegar no Rio, fazia um tempo que estava esperando para jogar esse campeonato. Fico muito contente em participar desse projeto do Flamengo para o Troféu Brasil, acho que estamos com um time muito forte”, disse o atleta.


Entre as referências de João no polo aquático, está o goleiro sérvio duas vezes medalhista olímpico, Slobodan Soro, que defendeu o Mais Querido no Brasil Open de 2019, conquistando a medalha de bronze. Prestes a seguir os passos do ídolo, o novo rubro-negro está preparado para ir em busca do ouro.


“Minhas expectativas estão lá no alto, eu acredito que o Flamengo tem grandes oportunidades de chegar ao topo nesse campeonato, jogando em casa. Para nós seria muito importante. Espero poder trazer um pouco da minha experiência internacional e aportar o máximo que eu puder para o time”, finalizou.


A equipe rubro-negra conta ainda com grandes nomes do polo aquático nacional, como os irmãos Guilherme e Bernardo Gomes, contratados no início de 2021. O experiente Heitor Carrulo e a jovem promessa Frederico Carsalade também compõem a equipe que disputará o Troféu Brasil. Todos os jogos do Mengão no torneio serão transmitidos ao vivo pela Fla TV.


As equipes de polo aquático do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Estácio, Furnas e Rede D’or  – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.