Notícias

Polo aquático faz intercâmbio com Seleção dos Estados Unidos

Norte-americanos apresentam modelo de desenvolvimento da modalidade e caem na piscina com os atletas rubro-negros

Por - em
Em 2013, o Flamengo e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) oficializaram uma parceria até a conclusão dos Jogos de Rio-2016: por um lado, o clube disponibiliza suas instalações como centro de treinamento e, pelo outro, os norte-americanos oferecem recursos para melhorias na infraestrutura da sede social, além de intercâmbio entre os atletas e comissão técnica de ambas as partes. Na última quarta-feira (11.11), mais um passo foi dado com relação a esta troca de conhecimento, com um encontro entre atletas do polo aquático do Rubro-Negro e dos Estados Unidos.

Em um primeiro momento, todos se encontraram no final da tarde no auditório Rogerio Steinberg para uma conversa sobre o Modelo Americano no desenvolvimento da modalidade, tanto na equipe masculina como feminina. Os assuntos abordados foram a metodologia de treinamento, detecção de talentos, ciência dos esportes aplicada no polo aquático e a estrutura do esporte nos EUA, em termos de Ligas e academias.

Depois, todos na água para a parte prática. Os atletas e treinadores se encontraram na piscina do clube, onde puderam fazer exercícios e práticas educativas com as seleções norte-americanas feminina e masculina. O gerente de esportes olímpicos aquáticos do Flamengo, Edson Terra, exaltou a oportunidade de uma troca que vale muito para o desenvolvimento dos jovens talentos do Mais Querido.

"O coach foi muito atencioso, explanou muito bem sobre todas as conquistas alcançadas, como conseguiram chegar ao ouro olímpico. Falaram da estrutura do esporte deles e sobre a importância da preparação física, mental e técnica. Ele apresentou todas as atletas da equipe que treina, entre elas quatro campeãs olímpicas. Valeu muito pelo exemplo que é a escola americana, não só no polo, mas em todos os esportes olímpicos. Estivemos frente à frente com o que há de melhor no mundo. É muito gratificante e serve como grande estímulo para os meninos e meninas que estavam lá. Os jovens do nosso time se espelham nesses exemplos para se motivarem cada vez mais", comentou.

Adam Krikorian, o treinador das mulheres da seleção norte-americana de polo aquático, concordou com Edson, além de mostrar que conhece as atletas destaque da equipe feminina Sênior do Flamengo.

"Esta é a segunda vez que venho ao Brasil, estive aqui há 15 anos atrás, quando trouxe o time masculino da Universidade de Los Angeles (UCLA). É maravilhoso estar aqui de volta. Achei o workshop ótimo, tive a chance de dividir meus pensamentos e minhas ideias sobre a modalidade, mas também de ouvir os outros, suas opiniões e dúvidas. É uma grande experiência de aprendizado para todos os envolvidos. Foi ótimo ver a família Canetti (atletas Marina, Manu e Ciça e o treinador Antonio), que conheço há um tempo, já que as meninas já jogaram em universidades americanas. Foi bom ver esses rostos conhecidos. Para nós, é muito bom estar no Rio e nos animar para o ano que vem. Mas ainda temos que buscar nossa classificação e esse é nosso principal foco agora", finalizou.

Confira as fotos do encontro: