Notícias

Atletas do Projeto Remar Para o Futuro treinam na Gávea

Convênio do Flamengo é focado na formação de remadores fora do Rio de Janeiro

Por - em
A última semana (4 a 8/03) foi de trabalho forte e avaliações no remo do Flamengo. Entre os atletas presentes na sede náutica da Gávea, jovens do Projeto Remar Para o Futuro estiveram presentes para um período de atividades com os profissionais rubro-negros, além de estarem sob olhar atento de toda comissão do Mais Querido.

O gestor do Projeto Remar Para o Futuro, Oguener Tissot, explicou os termos da parceria e como o acordo é benéfico tanto para os atletas quanto para os clubes. "A iniciativa era uma realização do Clube Português do Rio Grande do Sul junto à Prefeitura Municipal de Pelotas, a Secretaria de Educação e a Faculdade Superior de Educação Física. Começamos em 2015 com o intuito de proporcionar a prática esportiva do remo para 30 jovens da rede pública de ensino. Fizemos um processo de detecção de talentos, passando por vários núcleos da cidade e realizando uma triagem com mais ou menos mil jovens de 12 a 16 anos. Pré-selecionamos 350 jovens que mostraram interesse em participar da modalidade. Escolhemos pouco menos de 10%, que era o número disponível de vagas, para compor a equipe. Treinamos diariamente pensando em competições com crianças de várias idades, as mais novas vão menos vezes, mas tem todo o acompanhamento com escola e outras áreas também”, explicou Tissot.

Ele ainda falou da importância de ter o Fla ao lado. “Desde o início, tivemos apoio do Grêmio Náutico União, que adotou o projeto emprestando equipamento, fazendo troca de experiências. Quando isso começou, o Marcello Varriale ainda era coordenador técnico de lá. Nesse tempo fizemos vários camps de treinamento, integração entre os clubes, competimos juntos. Alcançamos resultados bem satisfatórios. Quando o Marcello veio para cá, mantivemos a parceria lá e ainda ampliamos para o Flamengo, para que os remadores possam alçar voos ainda mais altos, se desenvolvendo no remo. Essa semana é a primeira experiência nessa parceria, que garante aporte ainda maior para a sustentabilidade do projeto. Por conta do grande custo financeiro, existem poucos clubes no interior. Para conseguir manter a modalidade com todos os gastos que ela exige, é difícil. Com esse acordo, temos essa possibilidade e podemos dar mais passos para o nível nacional. Alguns jovens com 17 e 18 anos seguirão treinando com a gente, mas com toda filosofia do Rubro-Negro. Isso possibilitará uma troca muito rica. Os mais novos também poderão vir para cá, disputando campeonatos e participando de camps. Isso ajuda de diversas formas, pensando até no futuro da modalidade”, disse o gestor.

Marcello Varriale, gerente geral de remo, comentou sobre os objetivos da parceria e como isso ajudará o clube no futuro da modalidade rubro-negra.

"A ideia desse convênio é que a gente, como clube grande e a potência que o Flamengo tem, consiga dar apoio para uma agremiação menor que essencialmente é formadora de atletas. Com isso, conseguimos unir as metodologias de ensino, treinamento e captação, podendo promover campos de treinamentos para intercâmbio. Para o nosso lado, a consequência é que alguns remadores juniores sejam transferidos para cá, mas seguindo ainda dentro do projeto parceiro. Os mais jovens, de 15 a 16 anos, são convidados a participar de atividades mesmo sem ser transferidos junto com a equipe. Nesse período eles conseguem aprender muita coisa, pois treinam com os sênior e nossa comissão. É uma troca muito enriquecedora para o futuro por ser um projeto que tem objetivo de longo prazo, que não visa benefício só esse ano ou em uma competição. É algo que temos o desejo de melhorar para contribuir com o desenvolvimento do remo no país todo. Nossa intenção é conseguir ampliá-lo para outros clubes que tem como missão a formação de atletas", afirmou o gerente.

As equipes de remo estreiam na primeira etapa do Campeonato Estadual no dia 31 de março, domingo, a Lagoa Rodrigo de Freitas. Para Varriale, o Flamengo está pronto. "A preparação está em reta final para o Carioca. Nossa equipe está completa e formada, é maior e muito mais forte do que a do ano passado. Temos reforços, o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos atletas que eram daqui, que eram da base e agora estão na equipe adulta. Tudo funcionou corretamente, somos o grupo que mais treinou, eles têm avaliação toda semana. Fizemos muito para começarmos bem a temporada", garantiu.