Notícias

Flamengo conquista o penta da Volta à Ilha de Vitória e 1ª Copa ES de Remo de Praia

Rubro-negros dominaram competições no Espírito Santo, no fim de semana, garantindo o título em todas as categorias disputadas

Por - em
Só deu Mengão nas praias de Vitória (ES) no fim de semana! No sábado (10), com Vangelys Reinke e Emanuel Borges, o Flamengo conquistou o pentacampeonato da tradicional Volta à Ilha de Vitória, competição que conta com diversos tipos de embarcações em um percurso de mais de 30km. Já no domingo (11), a Praia de Camburi recebeu a 1ª Taça Espírito Santo de Remo de Praia, primeiro evento oficial da modalidade no país, e viu o Mais Querido dominar a competição e garantir o ouro em todas as categorias disputadas.


A Volta à Ilha teve direito a dobradinha rubro-negra no geral com Isabelle Falck e David Faria em 2° lugar. Fabio Moreira (Skiff masculino), Milena Viana (Skiff feminino) e as duplas Joice/Augusto (Double Skiff misto Sub-23) e Lorrayne/Sofia (Double Skiff feminino) ainda garantiram o ouro em suas categorias. Roberto/Gabriel (prata), Alef/Yanka (prata) e Agnes/Luiz Felipe (bronze) também marcaram presença no pódio.


O Flamengo venceu todas as cinco edições do evento com o capixaba Vangelys Reinke. Em 2020, ele e Emanuel Borges reeditaram o barco medalhista mundial e levaram pra casa o primeiro título de Emanuel na competição. O bicampeonato da dupla veio em 2021.


“Viemos este ano para tentar bater o recorde que nós mesmos estabelecemos no ano passado, mas por conta das condições mais adversas deste fim de semana, com vento forte e muitas ondas, ficamos a poucos minutos da nossa marca. Mesmo assim, sair com o título é maravilhoso! Ainda mais sendo no evento em que estou, literalmente, em casa, na terrinha que tanto amo”, disse Vangelys. 


A dupla venceu também, no dia seguinte, a categoria Master 1 da 1ª Taça Espirito Santo de Remo de Praia. Sofia Ibarguren/Yanka Britto, em 1°, e Joice Silva/Milena Viana, em 2°, foram o Flamengo no pódio do Feminino Sênior, enquanto no Masculino, Alef Fontoura/Augusto Knoll terminaram com o ouro e Iago Costa/Luiz Felipe Faria, com o bronze. Ana Lucia Costa conquistou o ouro no Master 2 e Herbert Soares, com Luana Gonçalves (Bandeirante), ficou com a dourada no Misto.


O Rubro-Negro foi o pioneiro do beach sprint no país. Em novembro de 2020, os remadores do Mais Querido levaram a modalidade para o Rei e Rainha do Mar, em Búzios, ainda como demonstração.


As equipes de remo do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Estácio, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.