Notícias

Nilton Alonço, a prata da casa

Timoneiro do Oito Com, medalha de prata no Pan Rio-2007, é craque que o Flamengo fez em casa.

Por - em

No auge de seus 58 anos, Nilton Alonço, mais conhecido no meio esportivo como Gauchinho, conquistou, recentemente, a melhor colocação da seleção brasileira de remo, ao garantir a medalha de prata para o barco Oito Com, nos XV Jogos Pan-Americanos Rio-2007.

Foi a terceira vez que Gauchinho disputou um Pan-Americano. A última participação do timoneiro em uma edição pan-americana foi há 20 anos, no Pan de Indianápolis-1987, também medalha de prata com o barco Oito Com. Em Caracas-1983, Gauchinho garantiu duas medalhas de prata para o Brasil, porém, com a guarnição do Quatro Com.

- “Maravilhoso conquistar esta medalha após tanto tempo. Muito satisfatório mesmo!”. – disse o entusiasmado timoneiro que, desde 1969, está no Clube de Regatas do Flamengo, dando alegria aos torcedores da modalidade mais tradicional do rubro-negro carioca.

Medalhas, títulos, vitórias e conquistas... São tantas na gloriosa carreira de Nilton Alonço, que ele até se permite “esquecer” algumas. Ao ser surpreendido com a pergunta quantos títulos você soma em sua carreira, Gauchinho parou, deu um sorriso de canto de boca, coçou a cabeça e disse:

- “Nossa, mas é muita coisa! Participei de oito regatas internacionais pela categoria Máster do Flamengo; conquistei oito vezes o título de campeão brasileiro; seis vezes o sul-americano de remo e disputei quatro Mundiais, sendo finalista (6º lugar) na edição de 86, com o barco Dois Com”.

Além de todos os citados por ele, Gauchinho ainda pode acrescentar em seu vasto currículo, suas participações em Olimpíadas (Montreal-1976 – 10º lugar / Los Angeles-1984 – 4º lugar, a melhor colocação já alcançada pelo Brasil em Olimpíadas / Seul-1988 – 13º lugar), no Campeonato das Américas (1973) e na Copa Latina (1976).

Brilho de atleta que reflete como técnico.

Gauchinho não brilha somente como timoneiro. Técnico responsável pela equipe máster feminina do C.R.F, levou, por tabela, o 1º título de campeão do XI Encontro Sul-Americano Máster de Remo Feminino, realizado em Porto Alegre, em 2006.

Ao lado de Marcos Amorim, Nilton Alonço faz uma dobradinha de sucesso em regatas estaduais. Ambos são responsáveis pelo excelente desempenho dos remadores rubro-negros nas disputas do Campeonato Estadual.

Foto: Divulgação