Notícias

No Dia do Índio, Nação escolhe os nomes dos novos barcos rubro-negros

Flotilha do Mais Querido agora conta com mais de 130 embarcações

Por - em
Desde 1896, todos os barcos do Mais Querido recebem nomes indígenas. É uma forma de celebrar a conexão com o Brasil e nossa cultura. A tradição trouxe sorte e iniciou uma sequência de conquistas na modalidade, uma das mais vitoriosas do clube. No Dia do Índio, celebrado no último domingo (19), a Nação ajudou a escolher os nomes dos quatro novos barcos rubro-negros através de votação no Twitter. Py'aguasu, Ojeroviakue, Gûarini e Apuama foram os vencedores. 

As embarcações Double Skiff 60kg (Feminino Peso-Leve), Double Skiff 70kg (Masculino Peso-leve; Feminino), Quatro Sem 90kg (Masculino) e Oito Com 90kg (Masculino) adquiridas pelo Mais Querido chegaram à sede náutica da Gávea na última semana. Todos são da marca Filippi Boats, empresa italiana referência no mercado.

“É um grande investimento que o clube está fazendo graças à competência de toda essa gestão. Do presidente, dos diretores, todo mundo conseguiu fazer esse investimento que a gente iniciou no ano passado”, disse Marcello Varriale, gerente de esportes náuticos do Rubro-Negro. “Parabéns pelo trabalho e por essa conquista de todos, e parabéns para o nosso vice-presidente, Raul Bagattini, que conseguiu esse grande incremento que vai fazer com que a gente esteja novamente um passo à frente quando retomarmos as competições e os treinamentos com a nossa equipe”.

A votação foi realizada no Twitter oficial dos esportes olímpicos, o Time Flamengo, e contou com quase 9 mil votos. Cada barco recebeu três opções de nomes, acompanhados de seus significados. Para o Double Skiff 60kg, o escolhido foi Py’aguasu, que quer dizer “valente, corajoso”. Apuama (veloz, que tem correnteza) será o nome do barco Oito Com 90kg, enquanto o Quatro Sem 90kg será chamado de Gûarini (guerreiro). O Double Skiff 70kg recebeu Ojeroviakue, que significa “pessoas valentes”. Com as novas adições, a flotilha rubro-negra passa a contar com 132 embarcações.

As equipes de remo e canoagem do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Estácio, AmBev e Rede D’or – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.