Notícias

Com Balbi e Varejão desequilibrando, Flamengo vence Mogi e vai a terceiro no NBB

Dupla anotou 41 pontos e pegou 19 rebotes no jogão fora de casa

Por - em


Que jogo! Que rivalidade! Que vitória! Com uma atuação espetacular de Franco Balbi no primeiro tempo e de Anderson Varejão no último quarto, o Flamengo venceu o Mogi por 81 a 74 pelo NBB e roubou dos rivais a terceira colocação, além de mostrar a todos que o time está muito na briga pelo título nacional. Uma vitória de autoridade e segurança do time de Gustavo De Conti. A vitória, além dos efeitos práticos de classificação, dá moral ao time que encara o Paulistano na próxima sexta-feira, no Rio de Janeiro, às 21h10, no Tijuca Tênis Clube. 

Franco Balbi, em mais um jogo fora de série, comandou a equipe no primeiro tempo, com passes sensacionais e cestas de tirar o fôlego, que mantiveram o Flamengo na frente nesses 20 minutos. O argentino terminou com 18 pontos e oito rebotes. Se o armador arrebentou, falar o que do pivô? Com 23 pontos e 11 rebotes, Anderson Varejão acabou com o jogo no último quarto, garantindo a vitória rubro-negra. 


O jogo

O primeiro quarto foi o que se esperava de um duelo deste tamanho. Lá e cá, os dois times disputando bola a bola, mas quem tinha Franco Balbi era o Flamengo. O argentino inspirado marcou oito pontos e desequilibrou para o lado rubro-negro com oito pontos só nesses 10 minutos, exatamente a diferença no placar final de 26 a 14. 

O ímpeto do Flamengo diminuiu no segundo quarto, quando o Mogi abriu 9x0 e forçou o pedido de tempo de Gustavo De Conti. A pressão da torcida estava fazendo efeito e o time demorou a se encontrar em quadra. Foi com Marquinhos que o Flamengo marcou os dois primeiros pontos da etapa, já com quase três minutos de jogo. Aí a equipe voltou para o duelo. Balbi e Shamell começaram um duelo particular, sendo os protagonistas em quadra, com assistências e pontos (sete para o americano e seis para o argentino) até o final, quando o Fla foi para o intervalo com um ponto a mais (36 a 35), mesmo tendo perdido o quarto por sete (12 a 19).

O papo no intervalo foi essencial para o time voltar ao comando da partida. Não desgarrou no placar, mas manteve a frente durante todo o terceiro quarto. Também foram 10 minutos sem um destaque individual, onde a equipe trabalhou como um todo na pontuação, o suficiente para abrir quatro de vantagem na contagem final (21 a 17) e levar a diferença para os 10 minutos derradeiros. 

O jogo pegou fogo no último quarto. Uma coisa insana. E nessa hora, Varejão apareceu. O camisa 17 brilhou com 11 pontos e alcançou o duplo-duplo com 23 pontos e 11 rebotes, sendo o cestinha da partida. Sua atuação nesta etapa foi essencial. Varejão mostrou porque é considerado o "Rei do Garrafão" e segurou JP Batista, anulando o trabalho interno do Mogi, forçando os arremessos de longe, que não surtiram efeito. E sabendo que seu poder de fogo estava forte dentro da pintura, o Flamengo abusou do pivô nos nove minutos que ele ficou em quadra e fechou com mais uma vitória no NBB. 

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.