RESPONSABILIDADE SOCIAL
Saiba um pouco mais sobre o trabalho do Mengão nesta área
Nosso trabalho
A área de Responsabilidade Social e Cidadania do Clube de Regatas do Flamengo foi criada em 2019 e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento integral daqueles que vivem em contextos de vulnerabilidade social.
Com cerca de 42 milhões de torcedores, o Clube de Regatas do Flamengo é uma espécie de patrimônio cultural do Brasil. Mais que motivo de orgulho, a gestão do clube e todos que fazem parte da instituição enxergam nesse fato o compromisso com o apoio à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, entendido que o Flamengo é grandioso dentro e fora de campo.
Através de sua Agenda prioritária e suas Linhas de trabalho, a área de Responsabilidade Social do CRF atua em prol de causas coletivas, em detrimento do assistencialismo individual, apoiando temas relevantes para a sociedade, tais como Educação, Inclusão Social e Diversidade, Qualidade de Vida e Uso Sustentável.
O CRF compreende que questões sociais como a exclusão social e a violência têm sua origem na desigualdade social. Portanto, posicionando-se como um clube responsável e comprometido com os valores do esporte, o CRF busca concentrar a força de sua marca, com alcance internacional, para promover mudanças em contextos de vulnerabilidade social mundo afora.
A Responsabilidade Social do Flamengo usa o poder do esporte para motivar, educar e inspirar crianças, jovens, adultos e famílias de contextos socialmente vulneráveis. Tem a Educação como Agenda Prioritária e procura garantir o Direito de Aprendizagem para todos.
Existem onze diretrizes que espelham os anseios e expectativas do CRF no que tange ao exercício de suas ações de Responsabilidade Social. São elas:
1 – Voltar-se às causas, ações e projetos que priorizam o coletivo, em detrimento do tratamento assistencialista e individual
2 – Utilizar a força da marca a serviço de ações e projetos que gerem impacto social
3 – Posicionar-se como clube defensor de direitos e inclusão social
4 – Ser referência de sucesso para crianças e jovens
5 – Realizar ações em âmbito nacional, com foco especial em territórios e contextos vulneráveis social e economicamente
6 – Disseminar os valores do CRF
7 – Posicionar o CRF como vanguarda de Responsabilidade Social no esporte
8 – Estimular ações sociais entre torcedores
9 – Apoiar e dar visibilidade às ações sociais dos jogadores/atletas
10 – Incentivar o voluntariado e engajar atletas e colaboradores nas causas sociais do clube
11 – Difundir outros esportes além do futebol
Para conhecer a Política de Responsabilidade Social do CRF, clique aqui.
voltar ao topo
LINHAS DE TRABALHO
A estratégia de Responsabilidade Social do CRF tem na Educação sua Agenda Prioritária e possui outras 3 linhas de trabalho: Inclusão Social e Diversidade; Conservação e Uso Sustentável e Qualidade de Vida.
voltar ao topo
EDUCAÇÃO
Como atua
A Responsabilidade Social do CRF tem na Educação sua Agenda Prioritária e busca apoiar iniciativas que contribuam para uma educação de qualidade para todos. Entende que melhorias na Educação impactam na redução de índices de violência e tornam o país mais justo e com melhor distribuição de renda, já que a Educação está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e social. Especialmente no caso de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, a Educação representa uma oportunidade para diminuir as desigualdades sociais e romper o círculo de exclusão e pobreza.
Neste sentido, para além do papel do Estado de ter crianças e jovens na escola, está o compromisso da Responsabilidade Social do CRF com o apoio ao Direito à Aprendizagem, entendido este como toda e qualquer oportunidade de conhecer, explorar, expressar, participar, brincar, interagir, dialogar, questionar e refletir sobre temas e assuntos que ponham crianças e jovens como protagonistas de seus processos de educação.
Através de ações, iniciativas, campanhas e projetos, a Responsabilidade Social do CRF busca apoiar a Educação para crianças e jovens, rompendo a barreira da não-aprendizagem e combatendo as desigualdades sociais que implicam na formação cidadã, buscando sempre que possível o envolvimento de toda a cadeia produtiva do esporte, patrocinadores e apoiadores, parceiros públicos ou privados.
Os projetos da Agenda de Educação buscam atuar prioritariamente com crianças, jovens, famílias e educadores e tem como propósito contribuir para a transformação social unindo a prática esportiva e a educação socioemocional.
São implementados a partir de uma base metodológica comum e alinhada às premissas e à política de atuação da área de Responsabilidade Social.
Resultados de pesquisas científicas sobre aprendizagem socioemocional e estudos de autores das áreas da Psicologia e da Pedagogia orientam esta base metodológica comum e que está apoiada em 4 pilares:
1 - Autoconhecimento;
2 - Auto-regulação das emoções;
3 - Prática da empatia;
4 - Prática de habilidades sociais para relacionamentos mais saudáveis dentro de uma visão sistêmica.
A aprendizagem socioemocional é o que complementa a vivência acadêmica e a prática esportiva. Esta soma constitui a educação integral. Atualmente existem centenas de programas de aprendizagem socioemocional em milhares de escolas e espaços educativos de todo o mundo. Os projetos da Agenda de Educação enxergam o potencial do ensino e da prática destas habilidades e competências e, para tanto, tem a educação socioemocional como premissa.
Projetos
Jogaremos Juntos
Jogar juntos para descobrir, avançar e chegar mais longe. O potencial da prática dos esportes coletivos aliado à metodologia especialmente desenvolvida e batizada de Raça, Amor e Paixão para transformação social de crianças, jovens e famílias que estão em contextos de vulnerabilidade social.
Vencer Vencer Vencer
Vencer nos campos, nas quadras, nos desafios individuais e coletivos e vencer na vida. Educadores juntos, somando esforços e conhecimentos para que crianças e jovens pratiquem esportes coletivos com a percepção de que os valores e habilidades aprendidos vão muito além dos campos e das quadras.
Parceria com SESC
Aprendendo Sempre
Acompanhar de perto crianças e jovens, atletas e não atletas, em seus desafios de aprendizagem e oferecer apoio aos estudos.
JUNTOS
Colaborar para a inserção sócio-profissional de jovens atletas de rendimento dos Esportes Olímpicos. Parceria com CUIDAR e RH.
voltar ao topo
INCLUSÃO SOCIAL E DIVERSIDADE
Como atua
Dentro desta linha de trabalho está a abertura de espaços e canais que reconheçam identidades, culturas, etnias, crenças e gêneros, já que a diversidade constitui um passo importante à dignidade humana.
A definição da Inclusão Social como Linha de Trabalho da Política de Responsabilidade Social do CRF se estabelece por entender que a diversidade não pode ser obstáculo, mas sim ponte para comunidades mais seguras, ao gerar o desenvolvimento social e aprendizados importantes para os indivíduos.
Reconhecer a diversidade e considerar a existência do outro, em suas singularidades, é admitir que há outras perspectivas além do padrão dominante. A Inclusão advém, portanto, da interação e é na qualidade das relações que se fortalece, ampliando as possibilidades de cooperação, solucionando conflitos e exterminando a intolerância. Apoia ações, iniciativas, projetos e campanhas que objetivem conscientizar, discutir e contribuir para o respeito à diversidade, promovendo a prática do esporte em contextos vulnerabilizados bem como à valorização das diferentes identidades, culturas, conhecimentos, etnias, crenças e gêneros.
Campanhas e Ações
Ninhos de Livros
Incentivo à leitura com pequenas bibliotecas colaborativas.
Nação Solidária
Ações de apoio comunitário realizadas durante a pandemia. Distribuição de cestas básicas, máscaras e álcool em gel para pessoas vulnerabilizadas.


