Notícias

Definidos os confrontos do hexagonal da Liga Sul-Americana

Flamengo irá enfrentar Franca e Boca Juniors na primeira fase da etapa final do torneio, que será no Rio

Por - em

A manhã desta sexta-feira (12.11) marcou um momento importante para o basquete carioca e brasileiro no auditório Rogério Steinberg, na Gávea. Com as presenças do presidente da ABASU, Gerasime Bozikis, o Grego, do presidente da FBERJ, Alvaro Almeida, e do diretor de relações internacionais da CBB, Paulinho Villas Boas, o Flamengo assumiu o compromisso de organizar, no Rio de Janeiro, o hexagonal final da Liga Sul-Americana de Basquete. Pelo Rubro-Negro, o técnico Paulo Chupeta, o jogador Bábby e a vice de esportes olímpicos Cristina Callou compareceram à cerimônia.

A competição irá ocorrer entre os dias 24 e 28 de novembro, com seis clubes (Brasília, Flamengo, Franca, Espartanos-VEN, Boca Juniors-ARG e Quimsa-ARG), que foram divididos em duas chaves, em sorteio realizado também nesta sexta feira. No Grupo A, ficaram Franca e Boca Juniors, no Grupo B, Quimsa e Brasília. Na terceira fase do sorteio, o Flamengo, por ser o clube que irá sediar o evento, teve a chance de escolher em qual fase ficar. Chupeta optou pela A. Sendo assim, o Espartanos completou a chave de Quimsa e Brasília.

"Todos os países e todos os clubes querem realizar este tipo de evento. É o filé mignon do basquete. Há três anos estamos realizando as finais na Argentina e esse ano houve um consenso de ser no Rio de Janeiro. O Flamengo é um grande clube, a Arena é um espetáculo e não houve nem votação sobre isso. Foi um consenso para que o clube, a CBB e a FBERJ organizassem este hexagonal. Vamos ter a nata do basquete sul-americano aqui", disse o presidente da ABASU (Associação de Basquete Sul-Americana), Gerasime Bozikis, o Grego.

\

O pivô Rafael Araújo, o Bábby, campeão da Sul-Americana em 2009, comemorou o fato de estar retornando ao Flamengo para disputar o bicampeonato.

"Já fiz parte da história do Flamengo com o primeiro título sul-americano e estar de volta aqui para jogar em casa mais uma fase final da Liga é muito bom. A hora do basquete é essa e tomara que consigamos o título", afirmou.

Legado para a cidade – O presidente da FBERJ, Alvaro Lionides, ressaltou ainda a importância desta competição para ajudar no crescimento do basquete carioca e brasileiro. Para ele, este hexagonal prova que o Flamengo é o carro chefe do esporte no país e que a cidade está no caminho certo para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

"O Flamengo é o carro forte do basquete não só do Rio, como de todo o país. O Rio voltar a sediar uma final de competição sul-americana, após dez anos, é muito importante em um momento que a cidade se prepara para sediar uma Olimpíada e que o basquete brasileiro vem em uma retomada", completou Alvaro Alvimeda, presidente da FBERJ.

Confira a tabela da competição:

Quarta-feira (24.11)
19h – Quimsa x Espartanos
21h – Franca x Boca Juniors

Quinta-feira (25.11)
19h – Brasilia x Quimsa
21h – Flamengo x Boca Juniors

Sexta-feira (26.11)
19h – Brasilia x Espartanos
21h – Flamengo x Franca

Sábado (27.11)
15h - 1º A x 2º B
17h - 1º B x 2º A

Domingo (28.11)
10h – Terceiro lugar
12h – Decisão

\

Siga o perfil oficial do Flamengo no Twitter

\

Confira a página de promoções no Site Oficial do Flamengo

\

Confira a galeria de vídeos do Site Oficial do Flamengo

\

Confira a galeria de fotos do Site Oficial do Flamengo

\

Confira a galeria de áudios do Site Oficial do Flamengo