Notícias

Depois de terceiro período ruim, Fla perde para Brasília: 73 x 81

Equipe melhorou no último quarto, jogou com muita raça, mas não conseguiu virar o placar

Por - em
O Universo/Brasília mostrou na manhã deste domingo, na HSBC Arena, por que lidera a fase classificatória da temporada Novo Basquete Brasil. Com excelente atuação defensiva no terceiro quarto, a equipe do Distrito Federal impôs seu jogo no terceiro quarto e derrotou o Flamengo por 81 a 73. O próximo jogo da equipe de Paulo Chupeta será nesta terça, 1/02, às 20h, na HSBC Arena, contra o Paulistano.

O primeiro tempo parecia promissor para os rubro-negros que amanheceram na HSBC Arena.  No primeiro quarto, a equipe venceu por 27 a 22 e continuou com bom aproveitamento nos arremessos da linha de três, controlando o placar durante os vinte minutos iniciais – a diferença chegou a nove pontos. Além de Marcelinho Machado, outros jogadores estavam pontuando, mesmo os do banco. Mas a forte equipe do Brasília melhorou a marcação ainda no final do segundo quarto, depois de um tempo técnico pedido por Lula Ferreira, e reduziu a diferença para quatro pontos no final do primeiro tempo, com 46 x 42.

Na volta do vestiário, o Brasília apertou ainda mais a marcação e dificultou os arremessos de longa distância. Logo no início, depois de uma falta técnica de Marcelinho Machado, o Brasília teve quatro lances livres seguidos (converteu três) e com direito a posse de bola. Comandada por Alex, Valtinho e Guilherme, a equipe de Brasília encostou e passou pela primeira vez no placar. Intranquilo, o Flamengo teve um terceiro quatro desastroso, precipitando muitos arremessos e parou de pontuar – Marcelinho terminou o jogo com 21 pontos.

O Brasília fez 67x54 ao final do terceiro quarto e só precisou manter o ritmo para garantir uma vantagem segura. Mesmo melhor no último quarto, com uma atitude mais vibrante, o atual campeão do NBB não conseguiu encostar - o máximo que chegou foram oito pontos de diferença. Final, Flamengo 73 x 81 Brasília.

"A defesa foi responsável pelo resultado", disse um dos destaques do Brasília, Guilherme (21 pontos), ao final da partida. "O ataque deles estava muito bom, mas a gente conseguiu abrir no segundo tempo", completou.

Para o ala-armador Duda, do Flamengo, a ausência de jogadores como Coloneze e Helio tem influência. "Fizemos um bom primeiro tempo. Na volta do intervalo, eles voltaram com uma atitude melhor. Não conseguimos manter o ritmo na defesa", disse Duda, que marcou 13 pontos.

Os quatro quartos


1º - Flamengo 27 x 22 Brasília
2º - Flamengo 19 x 20 Brasília
3º - Flamengo 08 x 25 Brasília
4º - Flamengo 19 x 14 Brasília

Quem pontuou


FLAMENGO - Marcelinho (21 pontos), Fred (15), Duda (13), Teichmann (08), Jefferson (07), Alirio (07) e Wagner (02)

BRASÍLIA - Guilherme (21), Valtinho (19), Alex (15), Arthur (12), Estevam (08) e Cipriano (06).