Notícias

Em clima de Sul-Americana de Basquete, site oficial relembra principais campanhas

Flamengo chegou a sua décima participação no torneio internacional

Por - em


Na próxima semana (20, 21 e 22 de novembro), o Flamengo inicia a disputa de mais uma fase semifinal de Liga Sul-Americana em sua história. A equipe rubro-negra, que recebe Instituto Córdoba, Minas Tênis Clube e Bauru Basket na Jeunesse Arena, é uma das cinco com mais participações na competição, somando dez desde a primeira em 2001 até a atual edição. No cômputo geral, o Mais Querido chegou à etapa decisiva em cinco oportunidades, conquistando o título em 2009.


A primeira vez que a América do Sul viu o Flamengo na competição foi em 2001. Logo em seu primeiro ano, o clube da Gávea conseguiu resultados importantes, finalizando o torneio com a quarta colocação. Alguns anos depois, em 2008, o Fla chegou em sua primeira decisão ao participar da Liga Sul-Americana pela terceira vez. Entretanto, acabou derrotado pelo argentino Regatas Corrientes por 3 a 2 na série.



Porém, não demorou muito até que o continente fosse colorido de vermelho e preto. Em 2009, ano que o basquete do Mengo iniciou um período muito vitorioso, uma campanha memorável levou a taça para a Gávea. Com atuação espetacular do capitão Marcelinho Machado, o FlaBasquete bateu o Quimsa em plena Argentina com o ginásio lotado por 98 a 96. Autor de 41 pontos na decisão, o camisa 4 foi responsável por guiar, junto ao técnico Paulo Chupeta, o Mengo ao título invicto. Antes, o time superou Regatas (92 a 72) e o Cucuta (115 a 82). Confira abaixo todos os 41 pontos de Marcelinho na final. 



Em 2010, o Mais Querido voltou a aparecer em uma decisão da competição, mas acabou perdendo para o Brasília em uma final de jogo único. Aparecendo novamente entre os quatro melhores times da América do Sul em 2012, o Fla ficou na terceira colocação no campeonato daquele ano.

É importante lembrar que o FlaBasquete é tricampeão sul-americano, sem contar com o título da Liga das Américas. Agora chamada de Liga Sul-Americana, o campeonato era batizado de Campeonato Sul-Americano até o início do formato atual em 1996. Desta forma, o Mengão já computava as taças de 1953 e 1961.

Jogando no Rio de Janeiro após uma primeira fase invicta, conquistando três vitórias em três jogos, o Flamengo aposta na força da torcida para chegar novamente à final do torneio, almejando coisas ainda maiores para o futuro. Sendo iniciada na próxima terça-feira na Jeunesse Arena, a etapa semifinal é extremamente importante, assim como a Nação.

Garanta já seu ingresso e venha apoiar o Mengão em busca de mais um título: http://bit.ly/IngressosSulAmericana

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.