Notícias

Em jogo eletrizante decidido na prorrogação, FlaBasquete vence Macabi por 92 a 87 na estreia da BCLA

Gabriel Jaú foi o destaque do duelo com 27 pontos. Orgulho da Nação enfrenta o Boca Juniors na sexta-feira (15), novamente no Maracanãzinho

Por - em

Foto: Gilvan de Souza / CRF

Em jogo emocionante na estreia da Basketball Champions League Americas, o FlaBasquete venceu o Hebraica Macabi, na prorrogação, por 92 a 87, na noite desta quarta-feira (13), no Maracanãzinho. Pela quarta vez seguida, Gabriel Jaú foi o grande destaque da partida, alcançando o duplo-duplo com 27 pontos e 10 rebotes.

Destaques
Gabriel Jaú – 27 pontos e 10 rebotes;
Gui Deodato – 21 pontos;
Scott Machado – 15 pontos e 11 rebotes.

1º Quarto
Os primeiros dois pontos do Orgulho da Nação na partida vieram das mãos de Balbi. Na sequência, Filipovity e Jaú anotaram um bola tripla cada. O início de jogo era bastante equilibrado com as equipes trocando pontos e mantendo o placar empatado. Em quadra, Gui Deodato recebeu na zona morta e converteu pra três num momento em que o Fla estava seis pontos atrás. Em seguida, o camisa 1 do Mengão acertou outra bola tripla que deixou tudo igual. Nos segundos finais, o Rubro-Negro conseguiu tomar a frente do marcador e fechou o quarto vencendo por 25 a 22.

2º Quarto
No segundo período, a partida permanecia bastante equilibrada. O Hebraica Macabi buscou a reação e passou a frente no placar. Por outro lado, o time rubro-negro cometia alguns erros no ataque e desperdiçava pontos. Maique recebeu livre, arremessou pra três e a bola caiu. O húngaro Filipovity sofreu falta do perímetro e foi pra três lances livres, convertendo todos. Nos minutos finais, o time uruguaio voltou a abrir uma boa vantagem, indo para o intervalo com 13 pontos na frente: 53 a 40.

3º Quarto
Na volta para o terceiro quarto, o Orgulho da Nação tentou esboçar uma reação numa bola tripla de Gui Deodato, e em seguida, com Jaú. O Macabi, por sua vez, continuava aproveitando as chances no ataque para pontuar. Na segunda metade do período, o Mengão reagiu e fez a diferença cair. Scott Machado, em duas bolas triplas seguidas, fez a equipe rubro-negra encostar no placar. A Nação foi junto com o time e fez barulho no Maracanãzinho. Um ponto a se destacar foi a melhora da defesa rubro-negra, que passou a dificultar muito mais o trabalho ofensivo do Macabi. O FlaBasquete terminou o quarto apenas um ponto atrás: 69 a 68.

4º Quarto
No último período, após ficar um pouco mais de dois minutos sem nenhuma das equipes pontuar, o time rubro-negro trabalhou bem a bola no ataque e Cuello converteu pra três. Mas o Macabi logo deu a resposta e também acertou do perímetro. O jogo ganhava emoção, pois era disputado ponto a ponto. Vale destacar a raça dos jogadores rubro-negros que lutavam a cada bola. Nos segundos finais, Gui Deodato sofreu falta dentro do garrafão e converteu os dois lances livres, empatando o jogo com apenas sete segundos para o fim. Com tudo igual em 79 a 79, a partida foi para a prorrogação.

Nos cinco minutos finais, a igualdade no placar continuava, até que Jaú converteu dois lances livres, colocando o Orgulho da Nação em vantagem. O jogo seguiu muito acirrado até os últimos segundos, até que Gui Deodato roubou a bola e deu bela assistência para Jaú anotar os dois pontos. Para sacramentar a vitória rubro-negra, Gui Deodato fez de bandeja e deu o triunfo ao Mengão na estreia da BCLA: 92 a 87.  

Próximo desafio
O Orgulho da Nação volta à quadra na próxima sexta-feira (15) para enfrentar o Boca Juniors, às 21h30, no Maracanãzinho, pela segunda rodada da Basketball Champions League Americas.

Quinteto inicial
Franco Balbi, Didi, Gabriel Jaú, Marko Filipovity e Maique.
Técnico: Gustavo De Conti.