Notícias

FlaBasquete inicia a caminhada pelo título da Liga Sul-Americana

Rubro-negros vão até o Uruguai para a disputa da primeira fase do torneio

Por - em

A Liga Sul-Americana de Basquete vai começar. Nesta segunda-feira (22), o Flamengo inicia a caminhada em busca de mais um título na temporada. Nos próximos dias, os rubro-negros vão até o no ginásio Palácio Peñarol Montevidéu para enfrentar Libertad de Sunchales (Argentina), os donos da casa do Goes e o Welcome, também do Uruguai, hoje, terça e quarta respectivamente.


O Fla vem de três resultados positivos em três confrontos no Novo Basquete Brasil 11. Sem perder até aqui, a equipe rubro-negra venceu Basquete Cearense e Brasília fora de casa, além de bater o Joinville na Arena Carioca 1.

Veja como foi a última vitória no NBB


Formato de disputa
Os clubes foram divididos em quatro grupos. No A, C e D, os dois melhores colocados e o terceiro melhor destes grupos avançam às semifinais. No grupo B, apenas o campeão se classifica.

Na semifinal, as oito equipes se dividem em dois grupos. Os vencedores de cada chave passam para a grande decisão, que será disputada em melhor de três partidas.

A Liga Sul-Americana
Esta será a décima participação do Flamengo na Liga Sul-Americana. Em 2009, o Mais Querido pintou o continente de vermelho e preto pela primeira vez quando, com atuação espetacular do capitão Marcelinho Machado, bateu o Quimsa em plena Argentina com o ginásio lotado por 98 a 96. Autor de 41 pontos na decisão, o camisa 4 foi responsável por guiar, junto ao técnico Paulo Chupeta, o FlaBasquete ao título invicto.

Vale lembrar que o Mais Querido é bicampeão do Campeonato Sul-Americano, organizado antes da atual Liga, levando títulos em 1953 e 1961.

Relacionados
O técnico Gustavo De Conti não terá desfalques para a Liga Sul-Americana e vai com time completo. Confira os relacionados para a viagem:


Fala, treinador!

O técnico Gustavo de Conti analisou a competição e a oportunidade de jogar contra escolas diferentes da brasileira. Para o treinador, o Flamengo encontrará estilos mais puxados para a força e a decisão dentro do garrafão. A semana de treinos foi focada nesses estilo, mas sem mudar o jeito FlaBasquete de jogar.

"A gente precisa treinar a maior parte na característica do Flamengo, mas, sem dúvidas, é importante treinar focando no que eles fazem. São times que jogam diferente das equipes brasileiras. É um jogo mais parado, mais no cinco contra cinco, com bastante força física na defesa e nos rebotes. Estamos treinando isso a semana toda para chegar lá e nos adaptarmos o mais rápido possível para o que eles propõem", explicou o técnico, que terá a missão de organizar o time para três jogos em três dias. Segundo ele, a fórmula é pensar um a um, como sempre foi. 

"Estamos nos preparando para enfrentar o Libertad, que é o primeiro e mais importante jogo agora. É o próximo jogo. Os demais, vamos esperar para ver como será no dia a dia. Vamos analisar os vídeos, vamos conversar e estudar as equipes", concluiu.  

Transmissão
Todas as partidas terão transmissão ao vivo do canal SporTV 2.

Calendário da competição
22/10, segunda-feira: Libertad x Flamengo, às 18h45
23/10, terça-feira: Goes x Flamengo, às 21h
24/10, quarta-feira: Welcome x Flamengo, às 18h45

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.