Notícias

FlaBasquete reencontra torcida no Rio em mais um desafio pelo NBB

Orgulho da Nação volta a jogar na Arena Carioca 1, palco de 14 vitórias na última temporada

Por - em


Dois jogos fora de casa, duas vitórias na largada do NBB 2018-2019. Agora é hora, finalmente, de jogar diante da Nação, no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, o time comandado por Gustavo De Conti enfrentará o Joinville Basquete na terceira rodada da competição, no primeiro jogo na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca. A bola vai subir às 20h30 e os ingressos estão à venda online e também no local.

Sabia que você pode ser parte dos esportes olímpicos do Flamengo? Acesse o novo site, www.flamengo.com.br/anjo-da-guarda, confira as novidades e torne-se um Anjo da Guarda Rubro-Negro. Para dúvidas e mais informações, ligue para (021) 3199-3502

Após o confronto, o time mudará o chip para a Liga Sul-Americana, que será disputada em Montevidéu na próxima semana. Portanto, a partida ganha mais importância para a equipe poder viajar com tranquilidade e a missão cumprida. Porém, antes, o time vem enfrentando uma pequena maratona. São três jogos em cinco dias, com pouco tempo para treinar e descansar. Para Gustavinho, é hora de conversar e recuperar os jogadores como der. 

"É conversa e reabilitação física. Os jogadores fizeram academia hoje e recuperação com a fisioterapia. Estamos viajando muito e enfrentamos uma sequência muito dura. E vai culminar com a Sul-Americana. Estamos tentando nos preparar bem para todos os jogos e, consequentemente, para a Sul-Americana, semana que vem que será muito importante", disse o treinador. O Flamengo estreia no dia 22 contra o Libertad Sunchales. 

Flamengo x Joinville

São 12 confrontos entre Flamengo e Joinville na história do NBB, todos na fase de classificação. E o FlaBasquete possui enorme vantagem. São 11 vitórias e apenas uma derrota, na edição 2009-2010. Na última edição, duas vitórias rubro-negras, no Rio e em Santa Catarina.

Em casa, em partida válida pela quarta rodada, o Flamengo venceu por 86 a 75 com destaque para Marquinhos, que marcou 17 pontos e pegou sete rebotes na partida disputada no Tijuca Tênis Clube. Marquinhos, aliás, tem um capítulo à parte contra o Joinville. Seu recorde pessoal de pontos é exatamente contra eles, na temporada de 2011. Jogando pelo Pinheiros, o ala marcou "só" 43 pontos naquele jogo válido pelos playoffs da competição.

No jogo em Santa Catarina, quem brilhou foi Anderson Varejão, que havia acabado de chegar à equipe, ainda conhecia seus companheiros e marcou 15 pontos. Marquinhos, porém, foi novamente o cestinha, com 23 pontos. 



Fala, Jhonatan!

O camisa 7 do Flamengo, Jhonatan Luz, fará sua primeira partida na Arena Carioca representando o Mengão. Na última temporada, ele fazia parte do Paulistano que provocou a única derrota rubro-negra em casa na fase de classificação. Hoje, jogando do nosso lado, o ala está empolgado para ter a Nação dando seu apoio em casa e comentou sobre a rotatividade da equipe. No último jogo, à exceção do jovem Camargo (que atuou por 38 segundos), todos que entraram em quadra pontuaram na vitória sobre o Brasília.

"Mostra a versatilidade da equipe. O time está preparado para qualquer situação em quadra e isso ajuda estar 100% sempre. Independentemente de quem joga, se é o menino Camargo ou se é o Franco ou o Varejão, tem que entrar e estar 100%, em qualquer posição e qualquer função". 

A análise do treinador

No último jogo, Gustavo De Conti mandou Rafael Mineiro de saída como pivô, aproveitando também o potencial do jogador para bolas de longe. Escalar o time de acordo com o adversário? Ele mesmo explica. 

"Será uma tendência na temporada. Não temos jogador titular nem reserva. Todos estão bem preparados. Vamos começar os jogos e terminar de acordo com o que os jogadores podem oferecer. Apesar de ser a mesma posição, Anderson e Mineiro possuem diferentes características. Numa hora eu uso um, em outra uso outro. Também posso usar os dois juntos. Como disse, isso será constante na temporada". 

Arena Carioca 1

Na última temporada, a casa do basquetebol olímpico fez sua estreia no NBB e o Flamengo foi o principal mandante da casa. Maiores públicos, placares e 14 vitórias e apenas duas derrotas. O recorde de pontos do FlaBasquete foi no clássico contra o Botafogo: um massacre de 107 a 54 no dia da apresentação de Anderson Varejão ao seu novo time.

O Flamengo não atua no local desde a vitória sobre o Mogi por 71 a 64, em maio deste ano. 

O adversário

O Joinville vem para a segunda partida da temporada. Na estreia, venceu o Botafogo fora de casa pelo placar de 64 a 62. O destaque ficou com Vezaro, que marcou 13 pontos, pegou cinco rebotes e deu cinco assistências. 

Elenco rubro-negro

Estes são os jogadores relacionados pelo técnico Gustavo De Conti para a partida contra o Joinville. 

Davi Rossetto
Franco Balbi
Jhonathan Luz
Kevin Crescenzi
Deryk Ramos
Marquinhos
Rafael Mineiro
Olivinha
Anderson Varejão
João Matheus
David Nesbitt 
João Vitor 

Transmissão

A partida terá transmissão ao vivo do Twitter do NBB. Para assistir, acesse www.twitter.com/nbb.

Ingressos

Os ingressos para o jogo estão sendo vendidos de forma online no site Guiche Web, e também nas bilheterias da Arena Carioca 1. 

Calendário de outubro do NBB

Terça, 30/10 - Flamengo x Mogi, às 20h, na Arena Carioca 1

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido