Notícias

Com ótima atuação coletiva, Flamengo bate o Minas por 93 a 85 em Belo Horizonte

Na abertura do NBB 12, Mais Querido constrói vantagem no primeiro tempo, administra no fim e consegue grande resultado

Por - em
O FlaBasquete estreou com vitória no NBB 12! Fora de casa, o Rubro-Negro bateu o Minas, por 93 a 85, com grande atuação (sete jogadores passaram dos dois dígitos na pontuação). O norte-americano Zach Graham, autor de 17 pontos, foi o cestinha da equipe no duelo. 

O JOGO

Imprimindo um forte ritmo ofensivo, o Flamengo partiu pra cima e não deu chance ao adversário no primeiro quarto. Com jogadas excelentes de Franco Balbi, sempre aproveitadas por Léo Demetrio e Rafael Mineiro no garrafão, o time abriu dez pontos de vantagem e soube administrar. Marquinhos e Zach Graham também acertaram arremessos de três e foram cruciais para o placar se manter favorável: 32 a 20.

O segundo período foi equilibrado, mas ainda assim, o Orgulho da Nação seguiu vencendo praticamente pela mesma diferença. Léo Demetrio, Marquinhos e Zach Graham (até então com 100% de aproveitamento) chamaram a responsabilidade em diversos momentos e, na defesa, Jhonatan Luz e Olivinha deram conta do recado. Isso foi suficiente para o triunfo momentâneo por 52 a 38.

No terceiro quarto, a tônica do embate foi igual. Olivinha aproveitou bem as oportunidades, e Zach Graham continuou acertando seus chutes, assim como Rafael Mineiro. Jhonatan Luz se destacou e ajudou a ampliar a vantagem: 76 a 58.

Os dez minutos derradeiros foram diferentes de todo o resto. O Minas equilibrou as ações e chegou a cortar a vantagem para dois pontos, porém, a experiência do grupo comandado por Gustavo De Conti prevaleceu. Marquinhos pegou um rebote fundamental a cinquenta segundos do fim, e Franco Balbi converteu seus lances livres. No fim, foi só gastar o relógio e confirmar o resultado positivo na primeira partida da competição nacional: 93 a 85.

Destaques do confronto

Zach Graham - 17 pontos
Léo Demetrio - 14 pontos
Marquinhos - 13 pontos
Rafael Mineiro - 13 pontos
Olivinha - 13 pontos
Jhonatan Luz - 11 pontos
Franco Balbi - 10 pontos e 9 assistências

Próxima partida

Na sequência do torneio, o Flamengo medirá forças com o Brasília, no dia 18/10 (sexta-feira), às 21h10, no ginásio da ASCEB.

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – BRB, TIM, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.