Notícias

Flamengo disputa Super 8 em busca de vaga na Liga das Américas 2019

Saiba tudo sobre a competição rápida que encerra o ano

Por - em


O Flamengo estreia no Super 8 do basquete neste sábado, contra o Minas Tenis Clube, na Arena Carioca 1, às 14h. Mas o que é o Super 8? O que ele vale? Para onde leva? Por que o Flamengo está disputando essa competição? 

São muitas perguntas e montamos um Raio-X abaixo para eliminar as dúvidas. Mas o que importa, já de saída, é que sábado é dia de apoiar o Mengão no basquete. Toda torcida é essencial para avançarmos à semifinal de mais uma competição. 

. O que é o Super 8?

Para dar mais emoção à temporada do basquete brasileiro, o Novo Basquete Brasil criou mais uma competição, de jogo bem rápido, para as duas últimas semanas do ano. O Super 8 envolverá os oito melhores times do turno do NBB, em duelos de jogo único e o campeão levará uma vaga na Liga das Américas 2019, na edição de outubro. 

. Quando será o Super 8?

Serão duas janelas de competição. A primeira entre os dias 20 e 22 de dezembro, e a segunda entre 26 a 29 do mesmo mês. O Flamengo joga sua partida contra o Minas Tênis Clube no sábado, 21, às 14h. Não haverá jogos do NBB durante este período. 

. Quem joga o Super 8?

Os oito primeiros colocados da competição já estão definidos, faltando apenas a liderança. Estão classificados para jogar o Super 8 os times Flamengo (3º), Franca (1º), Pinheiros (2º), Mogi (4º), Paulistano (5º), Minas (6º), Botafogo (7º) e São José (9º). Os confrontos serão 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Como Franca enfrenta o Joinville nesta terça-feira, a primeira posição ainda pode sofrer uma alteração. 

. Onde serão as partidas?

Os times de melhor campanha no primeiro turno do NBB mandarão seus jogos em casa. Portanto, o Flamengo (terceiro colocado) recebe o Minas Tênis no Rio. As demais partidas serão definidas após cada confronto. 

. Como será a transmissão do campeonato? 

Tal como no NBB, os jogos serão transmitidos por Band, BandSports, ESPN e Fox Sports. O do Flamengo, sábado, 14h, está na programação da Band. Os demais jogos terão suas grades anunciadas tão logo sejam definidos os confrontos. 

. Como entra o FlaBasquete no Super 8?

O Flamengo está na terceira colocação, com 23 pontos, 10 vitórias em 13 jogos. Empata com o Pinheiros na pontuação e ganha dos paulistanos no saldo, porém está atrás por conta do confronto direto. Jogando no Rio, o Mais Querido tem cinco vitórias e apenas uma derrota. Números parecidos com a atuação fora (5-2). Com média de 81.08 pontos, o Flamengo ocupa a quinta colocação entre as equipes mais "cestinhas" do NBB. Já nos rebotes, lidera as estatísticas com média de 42.77 por jogo. No quesito assistências, o Orgulho da Nação também manda bem, estando sem segundo lugar, com média de 19.31 por partida. 

. Como ir ao jogo no sábado?

Não haverá venda de ingressos. As entradas serão um brinquedo em bom estado, que será doado para instituições de caridade e assim fazer o Natal de algumas crianças mais feliz. A troca será no próprio local, no dia do jogo. A Arena Carioca 1 possui estacionamento gratuito para quem for de carro e a estação do BRT Parque Olímpico deixa na porta do local, com integração com o metrô Jardim Oceânico.

Então, sábado o compromisso está marcado. Arena Carioca 1, 14h, Flamengo x Minas Tênis Clube. Vale vaga na semifinal do Super 8.